Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/11/2017

Sinduscon Mais Solidário dissemina conhecimento sobre o câncer a trabalhadores de Londrina (PR) 

A convite do Sinduscon-Paraná/Norte, palestrantes prestaram, na manhã desta quinta-feira (16/11), aos funcionários da Construtora Artenge, em Londrina (PR), informações sobre o tema saúde. A iniciativa integra as ações do Projeto Sinduscon Mais Solidário, que em novembro trabalha na campanha “Unidos contra o câncer, unidos pela vida”, cujo objetivo é disseminar conhecimento sobre a doença. Como nas campanhas anteriores, uma hashtag específica acompanha as publicações nas redes sociais; dessa vez, a escolhida foi: #construindo consciência.

Durante o encontro, a nutricionista Sandra Fernandes falou sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer. Citou artigos da Revista Nature, referência na área científica mundial, e ressaltou pontos imprescindíveis para uma dieta saudável que pode evitar que a doença se instale, como o devido cuidado com a microbiota intestinal, os alimentos considerados cancerígenos (como as frituras e o açúcar branco) e a importância de estar atento e tentar reverter os fatores de risco, como obesidade e esteatose hepática (gordura no fígado), entre outros.

O médico Paulo Emílio Fuganti, chefe do serviço de urologia do Hospital do Câncer, abordou questões referentes ao câncer de próstata, tipos de cirurgia e tratamentos, evidenciando a necessidade dos exames, seja o PSO ou o toque retal, para o diagnóstico precoce da doença. A diretora da casa de apoio Tok de Amor fechou a programação com uma palestra carregada de emoção. Ela relatou a experiência de passar pelo câncer de mama, descoberto em 2012, as angústias do tratamento e a proximidade com a morte. E também como tudo isso se transformou em um ato de amor e esperança para quem mais precisa: pessoas carentes. Na casa de apoio, Clarissa e sua equipe acolhem pacientes em tratamento no Hospital do Câncer de Londrina, oferecendo abrigo, lanches, oficinas de artesanato e canto, além de uma palavra amiga. Uma lição de vida que certamente tocou o coração de todos que participaram do evento.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Ademi – DF
Sinduscon-Caxias
SECOVI-PR
Sinduscon-TAP
Ademi – AL
Ademi – PE
Sinduscon-PA
Sinduscon-JF
Sinduscon-PLA
Sinduscon-MG
Sinduscon-PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea