Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/02/2014

SINDUSCON: custo da construção em SP sobe 0,05%

"Cbic"
04/02/2014

IstoÉ Dinheiro Online

sinduscon: custo da construção em SP sobe 0,05%

Por Circe Bonatelli O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo atingiu R$ 1.100,08 por metro quadrado em janeiro, alta de 0,05% em relação a dezembro, mostra pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 3, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

O valor do CUB acima considera apenas as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos e que continuam no recolhimento da contribuição mensal patronal de 20% para o INSS.

Já o CUB das obras desoneradas chegou a R$ 1.024,54 por metro quadrado em janeiro, alta de 0,05% ante dezembro. Este cálculo considera obras com contribuição previdenciária de 2% sobre a receita bruta mensal ao invés de contribuição de 20% sobre a folha.

Nos dois casos, a variação porcentual no mês foi idêntica, em 0,05%. O CUB é composto pelos custos com mão de obra, que subiram 0,03%; os salários dos engenheiros, com alta de 0,52%; e os custos das construtoras com materiais de construção, que avançaram 0,04%.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Norte
Ademi – DF
Sinduscon-PR
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
AELO
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-RS
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon – Vale
Sinduscon-PE
Sinduscon-JF
Ascomig
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea