Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/11/2017

Sinduscon-CE realiza 2ª edição do maior evento técnico da construção civil no Nordeste

Empresa apresentou, em Fortaleza, os segredos por trás da construção de 10 casas em 24h, usando impressão 3D

Diante do atual cenário econômico vivido pelo Brasil, a indústria da construção tem buscado alternativas para melhorar o seu desempenho. Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, a busca por novas tecnologias tem sido um assunto cada vez mais constante no setor.

Prova disso é que 600 pessoas se reuniram em Fortaleza para conhecer inovações aplicadas atualmente na construção civil. A 2ª edição do InovaConstruir, evento promovido pelo Sinduscon-CE, aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro, e contou com a presença de empresários, engenheiros, arquitetos, investidores, estudantes e demais profissionais da área.

Durante a abertura, o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, defendeu que a construção civil no Brasil precisa de inovação para dar a volta por cima e continuar sendo uma grande indústria, que gera emprego e renda no país. “Precisamos, primeiro, fazer o dever de casa dentro das nossas empresas. E é este o objetivo do InovaConstruir: conhecer iniciativas que fazem a diferença na construção civil, cobrar aquilo que é dever do poder público, e dar a volta por cima, para que possamos ser competitivos”, afirma.

Ao longo de dois dias, os participantes contaram com uma programação de 17 palestras, abordando cases nacionais e internacionais, como: “Pedra Branca, 1º bairro sustentável do Brasil; “A tecnologia de vigas superjumbo em arranha céus”; “Realidade virtual em empreendimentos imobiliários”; “Inovação nos projetos de paisagismo”; “Órion Business e Health Complex – o 1º e mais alto complexo integrado de negócios e saúde no Brasil”; “Shopping Morumbi Town, vencedor do Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto”, entre outros.

O destaque foi a apresentação do chinês Ma Yihe, Presidente e Diretor Executivo da Win Sun, empresa reconhecida no mercado da construção de imóveis com peças impressas em 3D. A companhia acumula feitos como: a produção de 10 casas de 200m² em 24h; uma mansão de 1.100m² com uma impressora de 7m de altura; e o primeiro escritório do mundo com 610m², construído apenas com impressão em 3D, em Dubai.

A empresa chinesa, com mais de 16 anos de experiência e 130 patentes internacionais, destacou o uso da tecnologia de impressão 3D na construção civil. O processo feito com a tecnologia 3D reduz entre 30% e 60% o desperdício de materiais construtivos, e de 50% a 70% o tempo de obras. As despesas com mão-de-obra especializada, por sua vez, podem custar metade do que seria gasto em uma construção convencional. Ma Yihe enfatizou que os métodos tradicionais exigem muitos moldes e esses não podem ser reutilizados, aumentando os custos. Com a impressão 3D não há a necessidade de molde, o que reduz os custos”.

O InovaConstruir 2017 é uma realização do Sinduscon-CE, com patrocínio da Amanco, Banco do Nordeste, Sebrae, Senai, Sesi e Sistema FIEC, com apoio da Cegás, Datafocus e Masterfocus.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-AL
SINDICIG
APEMEC
SECONCI BRASIL
Sinduscon – Norte
SECOVI-GO
Sinduscon-RN
Ademi – MA
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea