Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/11/2020

Sinaenco promove evento que conecta os principais nomes do BIM no Brasil e no mundo

Já antecipando o início da utilização obrigatória do BIM no país, a Câmara Brasileira da Construção (CBIC) apoia a terceira edição do ‘Seminário internacional: a era BIM’, promovido pelo Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco). O evento, que ocorrerá nos próximos dias 24, 25 e 26 de novembro, será 100% online com objetivo de propor discussões sobre transformação digital e inovação na arquitetura e engenharia consultiva.

O seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais, para discutir os desafios do Brasil prestes a dar um passo importante rumo à implementação do BIM: a obrigatoriedade da adoção das tecnologias em projetos e obras públicas da administração federal a partir de 2021. As inscrições já estão abertas. Faça agora a sua!

Além de discussões sobre a adoção da modelagem da informação da construção em empreendimentos públicos de infraestrutura, o evento irá abordar transformação digital e inovação no setor de arquitetura e da engenharia consultiva. De acordo com o vice-presidente de arquitetura do Sinaenco, Eduardo Sampaio Nardelli, a era BIM representa a maior transformação que o setor da construção enfrentou desde quando os projetos eram feitos em pranchetas.

“O BIM representa uma mudança de paradigma, em lugar de desenhos de representação vamos passar à simulação, construindo modelos virtuais dos os espaços projetados desse modo o contratante passará a ter maior controle, precisão e economia na realização de empreendimentos públicos e privados”, ressalta Nardelli

Com temas como a contratação do BIM em obras públicas, bibliotecas BIM, interoperabilidade e lean construction, as atividades do 3º seminário incluem palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&eC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM.

Dentre os mais de 30 especialistas que participarão do evento, esta edição contará com grandes nomes do BIM no mundo, como os norte-americanos Jeffrey W. Ouellette e Jonathan Ingram (conhecido como o pai do BIM), do inglês Finith Jernigan (autor do livro Big bim little bim), do sulcoreano Ghang Lee (autor de manual BIM), do nigeriano Moses Itanola (BIM áfrica) e do indiano dr. Amarnath (BIM índia), além do holandês Rob Roef e do português José Carlos Lino.

A inovação no setor da construção será tema de um painel específico, com apresentações da analista sênior de projetos da Finep (Agência Brasileira de Inovação) e gerente do departamento regional sudeste, Andrea Leal; da superintendente de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação da Sabesp, Cristina Zuffo; e do head de inovação da Andrade Gutierrez, André Medina. Esse painel será mediado pelo engenheiro Rogério Moreira do Senai-SP.

O seminário contará ainda com apresentações do engenheiro e auditor do Tribunal de Contas da União, André Baeta; da diretora da Sehab-SP, Maria José Gullo; da arquiteta Patrícia Oliveira, da Infraero; do gerente de projetos da CPTM, Eduardo Tavares; e do diretor de investimentos da Artesp, Pedro Brito.

O evento conta com o patrocínio de Autodesk, Dassault Systemes, Graphisoft, Acca software, Amanco Wavin, BIM works e Hilti.

Confira a programação completa e participe!

Implementação – de acordo com o decreto federal 10.306, de 2 de abril de 2020, a implementação da metodologia no setor público federal se dará de forma gradual. A primeira fase será a partir de 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024. nela, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações. já a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.

Serviço
3º seminário internacional: a era BIM
dias: 24, 25 e 26 de novembro
horário: das 8h30 às 13h15 (todos os dias)
formato: 100% online
inscrições: https://doity.com.br/terceiro-seminario-internacional-a-era-bim
informações: (11) 97666-6423

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon-MS
Ascomig
ASSECOB
Sinduscon-PR
ANEOR
Sinduscon-BNU
Sinduscom-VT
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-SP
Sinduscon-AC
Sinduscom-SL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea