Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/08/2012

Setor está em festa: CBIC abre Dia Nacional da Construção Social em Salvador

O setor da construção está em festa. Começou na manhã deste sábado, dia 18 de agosto, em 27 localidades de 19 unidades da federação, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) – o maior e mais importante evento de responsabilidade social na Indústria da Construção do país. Promovida pela CBIC, por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), até o início da tarde a ação social já tinha atendido mais de 30 mil pessoas com serviços nas áreas de saúde, lazer, esporte, cultura e cidadania, totalizando mais de 100 mil atendimentos.

A abertura das festividades, que tem como foco neste ano “A Valorização dos Trabalhadores da Indústria da Construção”, foi realizada pelo presidente da CBIC, Paulo Simão, no Sesi Retiro, em Salvador, que destacou a importância do trabalhador para o setor. “É ele quem leva o país para frente. É fundamental que ele seja valorizado”, disse.

De acordo com o presidente Paulo Simão – que também teve a oportunidade de experimentar os serviços oferecidos pelo evento, ao medir a sua pressão ocular –, para a Indústria da Construção esse dia representa uma grande oportunidade de apresentar à sociedade os avanços que têm sido alcançados nos últimos anos pelo setor em relação ao desenvolvimento humano. “O grau de escolaridade dos nossos trabalhadores aumentou, a renda melhorou e a vontade de ingressar neste segmento tem sido maior. Estamos em um momento de transição, de um setor intenso em mão de obra para nos tornarmos um setor mais industrializado, com trabalhadores mais qualificados, melhor remunerados e com maior produtividade. Estamos fazendo bem mais que levantar edifícios. Estamos construindo cidadania”, destacou.

A realização do DNCS foi elogiada pelo presidente do Sinduscon-BA, Carlos Alberto Vieira Lima, que demonstrou a satisfação do seu Estado com o evento e reforçou que ações como essa acabam desencadeando o desenvolvimento sustentável do setor, dentro das dimensões econômica, social e ambiental.

José Nivalto, presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (FETRACOM-BA), também elogiou a iniciativa da ação. “É bom humanizar as relações de trabalho e o setor, por meio da CBIC, tem feito isso”, disse, enaltecendo a valorização que a construção civil tem promovido junto aos seus trabalhadores.

Na Bahia, a realização do DNCS está contando com a participação de 34 parceiros e uma equipe de 200 voluntários. A cerimônia de abertura contou com a apresentação da orquestra Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que executou o hino nacional. A Neojiba é composta por sete orquestras e a que se apresentou foi a NPO Sesi, formada há apenas cinco meses, com 90 integrantes.

Uma das iniciativas realizadas neste ano pela ação de responsabilidade social em Salvador foi o Concurso de Redação sobre o tema valorização do trabalhador. O vencedor foi o trabalhador Livio Conceição Bernardo, da empresa Mais Construções, que ganhou uma bicicleta.

O DNCS é realizado em parceria com o Sesi, Fórum dos Seconcis (Serviço Social da Construção Civil) e entidades públicas e privadas, com o patrocínio nacional da Votorantim Cimentos.

Confira, a seguir, o andamento do DNCS nos estados participantes.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-BA
Sinduscon-AM
Sinduscon-Pelotas
SECOVI-GO
Sinduscon-Norte/PR
FENAPC
Ademi – ES
Sinduscon-SE
Ademi – MA
Sinduscon-DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea