Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/10/2022

Setor de construção civil tem expectativas de crescimento para 2023

A preocupação com o futuro é uma pauta comum para todos os setores de serviços e com a construção civil não é diferente. Pensando nisso, uma das palestras do 1º Seminário Técnico — Sustentabilidade e Soluções para Construção Civil, teve como temática “Economia Nacional e o Futuro da Construção Civil”. A atividade faz parte do principal evento da indústria de construção civil de Minas Gerais, o Construa Minas, que ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro.

Ministrado pela economista do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, o encontro teve como objetivo fazer um panorama do atual cenário econômico e apontar quais são as expectativas para o próximo ano. “A economia nacional surpreendeu no primeiro semestre de 2022, após dois anos desafiadores de pandemia, percebe-se uma retomada significativa das atividades e uma projeção positiva para 2023. Essas condições mais favoráveis derivam de muitos fatores, entre eles o Auxílio Brasil, a liberação do FGTS e avanço da vacina”, explica Ieda Vasconcelos.

Acompanhando esse crescimento, o setor de construção civil cresceu 9,7% em relação ao ano passado e para 2022 espera-se um percentual ainda maior. Durante o painel foi destacado que o segmento cresce há oito trimestres consecutivos, já que foi considerado um setor essencial durante o período de isolamento e pode continuar suas atividades. No entanto, existem algumas dificuldades. “O estoque de unidades de imóveis disponíveis está baixo e os valores dos materiais de construção estão muito elevados, dificultando novas construções”, destaca a economista.

Apesar disso, para profissionais da construção civil os próximos meses parecem bem promissores. O setor é o futuro do país, pois movimenta grande parte da economia do país. Por isso, com os investimentos certos e atenção nos indicadores econômicos, o segmento só tende a crescer.

Sobre o Construa Minas

Principal evento da indústria de construção civil de Minas Gerais, o Construa Minas ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro. Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a atividade busca promover uma integração entre as pautas do setor discutidas em âmbito nacional com as pautas regionais. O evento reúne diversas entidades de Minas Gerais e aborda temas como inovação, sustentabilidade e industrialização.

Sugestão de fala destaque para redes sociais

Por ser responsável por grande parte da economia do país, a construção civil é o futuro. Por isso, é essencial investir mais no segmento e nos jovens profissionais que estão dispostos a se especializar e trazer inovação para o setor” – Ieda Vasconcelos, economista do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

(Com informações da Ascom do Sinduscon-MG)

O evento é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com apoio do Sebrae.

O Construa Minas teve patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP e Prefeitura de Belo Horizonte.

A matéria tem interface com o projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”, em correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Norte
Sinduscon-PE
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-AC
ADIT Brasil
Ademi – DF
AELO
Sinduscon-BA
FENAPC
Ademi – GO
SECOVI-PR
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea