Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/10/2020

Seconci-MG promove ações de apoio às empresas no enfrentamento da Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, as empresas da construção civil mineiras vêm adequando seus ambientes e rotinas laborais às exigências de enfrentamento da doença, buscando evitar a disseminação do novo coronavírus, para salvaguardar a saúde e segurança de seus colaboradores.

De acordo com Sylvia Helena Costa, chefe do departamento de Serviço Social do Seconci-MG, os protocolos e condutas específicos deste novo cenário passaram a permear toda a dinâmica das obras: da aferição de temperatura dos trabalhadores no início da jornada à fixação de dispensers de álcool em gel em vários pontos do canteiro; da demarcação de espaços nos refeitórios para garantir o distanciamento físico durante as refeições ao escalonamento dos horários de entrada e saída do trabalho- para evitar aglomeração.

“Reafirmando sua atuação na área da responsabilidade social, o Seconci-MG  vem colaborando com suas  associadas neste processo de readequação do ambiente de trabalho”, destaca Sylvia.

Entre as ações de apoio, a entidade está promovendo as seguintes iniciativas:

Visita Covid

Intervenção educativa para checar se as empresas estão observando as recomendações e determinações dos órgãos governamentais e oficiais de saúde neste contexto de enfrentamento da pandemia. De caráter preventivo e educativo, a “Visita Covid” acontece sob demanda e visa a contribuir, com as empresas que a solicitam, no monitoramento da saúde e segurança de seus empregados durante a pandemia.

Durante a vistoria, profissionais dos departamentos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho do Seconci-MG preenchem o Relatório de Visita para Prevenir a Disseminação do Coronavírus nas Obras, um Cheklist elaborado pelas duas áreas que norteia a verificação das medidas adotadas pela empresa com vistas à prevenção e redução do contágio pelo novo coronavírus no ambiente de trabalho.  São dadas, também, orientações in loco sobre como conduzir na prática o enfrentamento da Covid-19, atualizando-se informações sobre os protocolos previstos, de acordo com as eventuais alterações na legislação específica.

Telecovid (Teleorientação sobre a Covid-19)

Com o propósito de esclarecer dúvidas e prestar orientações sobre a Covid-19, o Seconci-MG colocou à disposição de suas associadas a Telecovid. Direcionada para usuários de seus serviços (titulares e seus dependentes cadastrados) a teleconsulta deve ser previamente agendada no Departamento de Serviço Social.

No teleatendimento o interlocutor irá falar com um médico do Seconci-MG, que prestará esclarecimentos sobre sintomas, exames disponíveis nas redes pública e privada de saúde, sinais que podem evoluir para a gravidade da doença, orientações sobre contatos e isolamento social em geral, no trabalho e no ambiente domiciliar, tempo de afastamento para situações específicas, entre outras questões fundamentais relacionadas à Covid-19 – tudo com base nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Portaria Conjunta nº 20.

Material educativo sobre a Covid-19

O Seconci-MG vem produzindo, desde o início da pandemia, materiais para ajudar suas empresas associadas no enfrentamento da crise do novo coronavírus. Com o apoio de seus profissionais de saúde e de segurança do trabalho, o Seconci-MG desenvolveu dois vídeos informativos com orientações sobre a doença.

Vídeo orientativo sobre a Covid-19 e condutas preventivas  

Traz orientações sobre como se proteger da contaminação, especialmente em canteiros de obras. Ele contou com a participação da Coordenadora médica do Seconci-MG, Dra. Ana Lúcia Elias de Almeida, e da Supervisora da Área de Segurança do Trabalho da entidade, Engenheira Andreia Kaucher Darmstadter, em sua produção, e teve apoio do Sinduscon-MG.

Vídeo sobre o uso correto das máscaras

Trata do uso correto das máscaras para prevenção do contágio, desenvolvido em parceria com o Sinduscon-MG, STICBH/Marreta e a Feticom-MG. Nele, o trabalhador é orientado sobre o uso desse item de proteção e segurança sanitária no combate à doença.

Cartilha em formato digital

Traz orientações e medidas de prevenção ao novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria do Seconci-MG com o Sinduscon-MG e o Sesiminas, e tem como objetivo auxiliar gerentes das áreas administrativas e operacionais na condução de ações relacionadas ao funcionamento adequado das atividades produtivas não interrompidas.

Cartazes em formato A4 e A3

Reforçam dicas preventivas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Podem ser impressos e afixados em locais estratégicos nos canteiros  de obras e escritórios.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RR
Sinduscon-BC
SECOVI-SP
Sinduscom-SL
SECOVI-PR
SECONCI BRASIL
Sinduscon-SM
Sinduscon-Mossoró
Sicepot-PR
Sinduscon-PLA
Sinduson – GV
ASSECOB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea