Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/11/2017

Seconci Itinerante leva saúde e atendimento social para a construção civil do DF

Cuidar da saúde dos trabalhadores é o propósito do programa Seconci Itinerante. Há 6 anos, uma equipe formada por técnicos de Enfermagem e assistente social percorre obras do DF para realização de exames como pressão arterial, glicemia capilar, acuidade visual, peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e atendimento social por meio de entrevista com a assistente social do Seconci-DF. Nesta entrevista são colhidos dados que traçam o perfil social de quem atua no setor da construção civil.

Nesses anos, o programa já realizou mais de 9 mil atendimentos aos trabalhadores, seja nos canteiros ou nos escritórios. A recompensa por este trabalho está na mudança de hábitos daqueles que têm alguma alteração nos exames realizados. “Depois do programa, os funcionários começaram a cuidar mais da alimentação e também da saúde com a realização de atividades físicas. Tivemos, por exemplo, uma funcionária que perdeu 10 quilos depois que participou dos exames na empresa”, conta a coordenadora de recursos humanos da Apex Engenharia, Deusilene Bidô, ao receber a equipe na empresa pela terceira vez.

O gerente médico do Seconci-DF, Daniel Honda, explica a importância do programa e como os procedimentos realizados podem influenciar no dia a dia de trabalho dos funcionários. “Os exames realizados pela equipe funcionam como um check-up para o trabalhador. Quando detectada alguma alteração, há orientação sobre os cuidados gerais e, havendo necessidade, o encaminhamento para o posto de saúde para um atendimento mais específico”, explica Daniel.

Assim como a parte de Medicina, a presença da assistente social reforça a importância do Seconci como serviço social na resolução das possíveis demandas encontradas. A assistente social explica como é desenvolvido o questionário respondido durante as visitas e o que é feito após a presença da equipe nos canteiros. “É realizado um relatório com todos os dados mensurados, tanto da equipe de enfermagem, quanto do questionário social para que a empresa tenha acesso as demandas apresentadas pelos colaboradores. Oferecemos acompanhamento pós-itinerante e, havendo necessidade, serão realizadas visitas domiciliares e encaminhamentos para que o trabalhador possa ter acesso às políticas públicas disponíveis”, finaliza Maythê.

(Com informações do Seconci-DF)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SE
ASSECOB
ADIT Brasil
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon – Grande Florianópolis
SECOVI-GO
Sindicopes
Sinduscon-PE
Ademi – PE
ADEMI – BA
Abrainc
Sinduscon-RR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea