Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/10/2019

Saiba como sociedade vem ajudando Brasília e Maringá a se desenvolverem

Você sabe o que Maringá (PR) e Brasília (DF) têm em comum? As duas são pioneiras no Brasil em envolvimento da sociedade civil organizada, por meio de câmaras setoriais, para debater questões sociais e urbanas e propor ações de desenvolvimento sustentável de suas regiões. “Na verdade, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) foi inspirada no modelo do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem) maringaense”, explica o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz.

Para detalhar um pouco dessas histórias e inspirar novas soluções, o Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC 2019), que acontece dias 21 e 22 de novembro, em Maringá, contará com o painel ‘O Futuro da Minha Cidade’.

Confira a programação completa no site do evento. Além de Muniz, participarão desse painel:

  • Governador do Distrito Federal – Ibaneis Rocha (confirmado)
  • Consultor de Sustentabilidade – Silvio Barros (confirmado)

Segundo Muniz, Brasília já colhe os bons frutos do planejamento iniciado em 2017. “O Conecti CBIC 2019 será uma grande oportunidade para mostrarmos para os representantes de várias unidades da federação o quanto o Codese-DF, com apenas dois anos produziu e vem produzindo, com o apoio do governo distrital”, ressalta.

O Conselho foi criado com a participação de mais de 50 entidades. Sua estrutura conta com uma mesa diretora, conselhos, plenário e 17 câmaras técnicas setoriais. Suas atribuições são exercidas em parceria com entidades do setor produtivo, sociedade civil e academias. Ele colabora com o Poder Executivo local e integra o Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, o governador de Brasília, Ibaneis Rocha e o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz durante o evento ‘Diálogos CBIC: O Futuro da Minha Cidade e Brasília’ – Crédito: Tereza Sá/CBIC

“Na época da criação do Codese-DF, estávamos num momento muito delicado, com problemas em todos os setores. É uma vitória conseguir juntar as federações, sindicatos, associações, conselhos, entre outros. Hoje, são mais de 90”, destaca o presidente.

Muniz reforça que ainda dá tempo para elaborar um projeto para as eleições municipais de 2020. “Isso é fundamental e deve ser trabalhado por todos os estados brasileiros”, provoca, antecipando que o assunto deve entrar no debate.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o Conecti CBIC será realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste).

Faça já sua inscrição. O prazo acaba no dia 15 de novembro. Trata-se de uma grande oportunidade de trocar informações sobre tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do País.

O tema do painel tem interface com o projeto O Futuro da Minha Cidade, uma iniciativa desenvolvida desde 2012 pela CBIC — por meio da Comissão de Meio Ambiente (CMA) —, com a correalização do Sesi Nacional. O objetivo é mobilizar a sociedade civil para participar ativamente na gestão das cidades e no desenvolvimento de alternativas para a sustentabilidade urbana.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Abrainc
Sinduscom-SL
Sinduscon-MS
Sinduscon-CE
Ademi – PE
Sinduscon Chapecó
AELO
Sinduscon-AL
Sinduscon-SP
SECOVI-GO
SECONCI BRASIL
Assilcon
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea