Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/05/2014

Ritmo de vendas de imóveis cresce

"Cbic"
28/05/2014

Tribuna do Norte Online – Natal

Ritmo de vendas de imóveis cresce

Karla Larissa repórter

O mercado imobiliário de Natal e região metropolitana está aquecido. É o que aponta pesquisa da Consult, encomendada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), que indicou que o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de imóveis residenciais atingiu em março 7,24%, o maior patamar desde julho de 2013. O levantamento mostrou também que os imóveis prontos (19,59%) e em fase de acabamento (10,23%) foram os que mais venderam em março.

Magnus NascimentoImóveis prontos ou em fase de acabamento lideram vendas

A pesquisa ?Indicadores do Mercado Imobiliário? teve como amostra 33 empresas do setor da construção civil. O resultado foi apresentado, ontem, pelo Sinduscon. O Índice de Velocidade das Vendas leva em consideração a oferta de imóveis e as vendas. A oferta de imóveis residenciais teve um acréscimo no primeiro trimestre de 2014 de 1,7%, com relação a dezembro de 2013. A maior parte, quase 90%, está concentrada em Natal e Parnamirim. Em Natal, os bairros com maior oferta de novas unidades residenciais são Lagoa Nova (11,3%) e Neópolis (10,4%).

Com relação às vendas, no primeiro trimestre de 2014 foram vendidas 980 unidades residenciais, sendo em março o melhor resultado, com 410 unidades vendidas. Mais de 94% das vendas de março ocorreram em Natal e em Parnamirim. O bairro de Pitimbu liderou as vendas, com 29,3%, seguido por Neópolis, 10,5%, e Ponta Negra, 9,3%.

No comparativo com o mesmo período de 2013, no entanto, a venda de imóveis residenciais apresentou uma queda de 8,1%.

O otimismo do mercado, porém, está no crescimento do IVV, que nos primeiros três meses de 2014 teve incremento de 2,25% sobre dezembro de 2013 e em março alcançou o melhor desempenho (7,4%), desde que a pesquisa começou, em julho de 2013.

Para o presidente do Sinduscon RN, Arnaldo Gaspar Junior, está havendo um aquecimento do mercado, com destaque para a venda de empreendimentos já prontos ou em fase de acabamento. ?Se não for lançado nenhum novo empreendimento, e o IVV seguir o mesmo ritmo, em 13 meses e meio o estoque acaba?, destaca.

Este ano, até o mês de março foram lançadas 338 novas unidades habitacionais, 38,5% a mais do que no trimestre anterior. De acordo com Gaspar Junior, o momento em que a economia da cidade está vivenciando tem contribuído para a alta nas vendas. ?Natal está com a economia irrigada em função da Copa. São quase R$ 2 bilhões em obras e esse dinheiro circula na cidade?.

Segundo o presidente do Sinduscon, Natal tem um dos metros quadrados mais baratos do Brasil. ?O empreendimento pronto ou em fase de acabamento é mais caro do que na planta, mas o consumidor tem preferido assim, talvez, porque é mais fácil de substituir de aluguel?. A vice presidente do Sindicato, Larissa Dantas, analisou que há uma tendência de aumento de demanda por imóveis após a Copa e que isso pode contribuir para aumentar os preços. Gaspar Junior afirmou que se os lançamentos não acompanharem as vendas, haverá um acréscimo no preço do metro quadrado.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon – Norte
ASSECOB
Sinduscon-RO
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-PLA
Sinduscon-JP
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PR
Sinduscon Anápolis
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea