Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/06/2012

Rio + 20 discute rumos do planeta

O Fantástico, da TV Globo, produziu uma série de reportagens sobre sustentabilidade. Na matéria veiculada no último domingo, a jornalista Sonia Bridi, destaca a realização da Rio + 20 – Conferência da Organização das Nações Unidas, que está discutindo os rumos do planeta e que tem como um dos seus principais temas a moradia.

A matéria ressalta que, no último século, a população da Terra teve um enorme crescimento. Quintuplicou e chegou aos 7 bilhões de habitantes. Metade da população do mundo vive nas cidades. Até 2040, serão 70% nas áreas urbanas.

O órgão das ações Unidas para habitação calcula que quatro de cada dez famílias que vivem nas cidades do planeta estão em barracos, sem água, sem esgoto e sem acesso a serviços básicos.

Na África, o numero de favelados dobrou nos últimos 15 anos, já são 200 milhões, mais do que o total da população brasileira vivendo em condições que fazem as comunidades pobres do Brasil parecer classe média. A reportagem mostra experiências inovadoras que estão sendo feitas em diferentes partes do mundo.

Na China, o governo pretende construir 500 cidades ecológicas nos próximos anos. E assim diminuir o impacto do seu imenso projeto habitacional. A China, nos próximos 20 anos, vai construir 10 milhões de moradias por ano. É como construir a cada ano uma cidade do tamanho do Rio e outra do tamanho de São Paulo.

Já nos Estados Unidos, em Tulsa, no Novo México, uma sociedade alternativa, desenvolve uma experiência onde 70 casas são autossuficientes em água, energia e alimentação. As casas usam materiais pouco convencionais. As paredes da estrutura são feitas de pneus empilhados e barro. As outras têm latinhas e garrafas de todos os tipos em vez de tijolos. Os fundos das casas são aterrados, para conservar a temperatura e todos os cômodos ficam de frente para o sol.

Clique aqui para acessar a íntegra da matéria.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RS
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-Joinville
Abrainc
Sinduscon-PR
Sinduscon-AL
Sinduscon-AC
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-GO
ADEMI – BA
Sinduscon-RIO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea