Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/09/2017

Reunião virtual da CPRT/CBIC sobre negociação coletiva atinge público expressivo nesta quinta-feira

Foto: PH Freitas/CBIC

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC realizou nesta quinta-feira (21/09) sua primeira reunião virtual, por link, com um número expressivo de participantes, para tratar do tema específico Negociações Coletivas face à Reforma Trabalhista. “As negociações coletivas ganharam sobrevalorização como nunca antes. E a Convenção Coletiva é um instrumento que dá segurança e uniformiza entendimentos”, destacou o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

Com mais de 70 participantes conectados, dentre eles membros da CPRT, empresários, dirigentes de sindicatos e negociadores, Fernando Guedes apresentou os pontos que reforçam a importância da negociação coletiva, quais sejam: prestigia a atuação do sindicato; permite a equalização de salários e benefícios praticados na região; evita o “leilão” de mão de obra; facilita a elaboração de orçamentos; permite melhor negociação de contratos com tomadores de serviços (critérios para definição de custos, reajustes periódicos, fixação de índices, etc); facilita a atuação de pequenas e médias empresas que não tem estrutura nem força para negociar, (mais de 90% das empresas de construção são PME); e uniformiza a atuação de subcontratados.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, ressaltou a importância de que a lei está posta e deverá ser cumprida, que mudanças de cultura e quebras de paradigmas são necessários nesse novo mundo do trabalho que se inicia com a Reforma Trabalhista e que todos precisam se unir com os mesmos propósitos de aplicar a lei de forma correta e com muita responsabilidade.

“A Reforma Trabalhista é boa porque traz segurança jurídica para os empreendedores e não subtrai direitos dos trabalhadores. Não se pode temer aplicar a lei e temos fundamentos bem estruturados para refutar as posições contrárias à Reforma Trabalhista.  Vai ter muita discussão, mas o setor precisa firmar sua posição”, afirmou o presidente Fernando Guedes. Clique a seguir para acessar íntegra de texto sobre o assunto e apresentação do presidente da comissão feita durante a reunião.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Sinduscon-ES
SECOVI-PR
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-RS
ADIT Brasil
Ademi – PE
Sicepot-RS
Ademi – SE
SECOVI-GO
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea