Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/01/2022

Paulo Guedes e o papel da construção retomada econômica. Relembre!

O Quintas da CBIC retorna essa semana (13) com a reprise do painel “O papel da indústria da construção na retomada econômica”. O evento contou com a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e do ministro da economia, Paulo Guedes. A ocasião foi transmitida no Enic | Política & Estratégia, realizado em Brasília, de forma híbrida, no mês de novembro pela entidade.

Durante o debate,  o ministro considerou exageradas as previsões de que em 2022 não vai ter crescimento no país. De acordo com sua análise, “o desemprego está em alta velocidade, a inflação está subindo, por isso o país vai crescer menos, e os juros estão subindo para combater a inflação”. Além disso, avalia que para este ano, apesar de baixo, o setor da construção deve crescer. “Setorialmente, podemos minimizar o impacto se conversarmos. Temos ferramentas para ajudar”, frisou.

Construção na retomada da economia

Guedes aproveitou a oportunidade para parabenizar o empenho da indústria da construção para garantir a geração de emprego e renda no país e frisou que o setor foi exemplar na busca de segurança no trabalho. “Criou empregos durante a pandemia, manteve um ritmo de atividade impressionante, compartilhou as práticas de segurança no trabalho com o setor e com 5 mil prefeitos pelo país inteiro”, disse.

Segundo o presidente da CBIC, o setor da construção cresceu 7,3% no emprego, do 2º para o 3º trimestre de 2021. Os dados são da Pnad Contínua.

No âmbito da geração de empregos, o ministro salientou que o país enfrentou a pandemia, criando liquidamente 50 mil postos de trabalho no final de 2020. “O PIB caiu 4% e aumentou os empregos formais”, lembrou.

Guedes ainda ressaltou que sempre acreditou no aperfeiçoamento das instituições e que “o plano econômico do governo é transformar a economia brasileira numa grande economia de mercado, numa grande economia de consumo de massa, numa economia que tem impostos mais baixos, numa economia que é mais aberta à integração econômica, numa economia que é desburocratizada e numa economia que depende mais de investimentos privados do que estatais”, disse.

Sobre os aumentos dos preços da construção, o ministro reiterou que o governo está atento ao assunto e que se houver abuso, vai acelerar a abertura à importação. “Não queremos abrir rápido, porque temos que proteger a indústria brasileira”, ponderou.

Alerta

O presidente da CBIC alertou que “o emprego que o setor da construção está gerando hoje é o contrato de ontem e que o aumento dos custos, que passou de 30%, não é compatível com o aumento de renda pelo IPCA”. Ficou acertado que o setor vai se reunir com o ministério para apresentar uma proposta sobre a questão.

Clique aqui e assista ao painel na íntegra!

O Enic Política & Estratégia foi realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e contou com a correalização do Sesi, Senai e patrocínio da Caixa e do Sebrae.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Ademi – AL
Sinduscon – Vale
Sinduscom-NH
ANEOR
ADEMI-AM
Ademi – PR
ASBRACO
Sinduscon-RS
AELO
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Costa de Esmeralda
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea