Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/03/2023

Qualificação de mão de obra é tema de pesquisa da CBIC

A construção civil é uma das atividades econômicas mais importantes do país e registra forte geração de emprego. Segundo dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, em janeiro deste ano foram criadas quase 39 mil vagas com carteira assinada no setor. Com isso, o número de trabalhadores formais na construção chega a 2,4 milhões. No entanto, a qualificação da mão de obra segue como um dos grandes desafios para o setor. 

Pesquisa divulgada em 2022 pela da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), revelou o aumento na dificuldade de contratação de mão de obra qualificada no setor, especialmente pelas empresas de pequeno porte. O estudo mostrou que cerca de 90% das empresas pesquisadas em fevereiro do ano passado tinham gargalos no recrutamento.

Para entender e mapear as principais demandas e carências da construção, a CBIC realiza nova pesquisa com as empresas do setor. O intuito é realizar um diagnóstico sobre as dificuldades de contratação de pessoal em relação a qualificação para garantir maior efetividade nas ações desenvolvidas. 

O questionário leva menos de dois minutos para responder e estará disponível até o dia 24 de março. O resultado do levantamento será encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – MA
Sinduscon-PE
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-PB
Sinduscon-AP
SECOVI-GO
Sinduscon-BA
Sinduscon PR – Noroete
ASSECOB
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea