Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/03/2012

Publicada Norma de parede de concreto moldada & Sinat

Foi publicada a NBR da ABNT que trata da parede de concreto moldada in loco com fôrmas removíveis para a construção de edificações, elaborada pela Comissão de Estudo de Parede de Concreto (CE-02:123.05) do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02).

A norma tem como objetivo facilitar a utilização dessa tecnologia. Antes, todas as empresas que quisessem utilizar esse sistema construtivo tinham que obter um Documento de Avaliação Técnica (Datec) junto ao Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat).

O Sinat foi proposto para suprir, provisoriamente, lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, para avaliar produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas.

A partir de agora, a sistemática de aprovação do sistema construtivo no Sinat com a respectiva apresentação do Datec deixa de ser necessária, uma vez que o sistema construtivo passa a ser considerado convencional.

No entanto, essa consideração vale somente para os sistemas enquadrados em todos os requisitos da referida NBR, tais como, presença de laje incorporada ao sistema, massa específica do concreto normal, entre outros.

No caso de qualquer modificação no sistema construtivo que o descaracterize como enquadrado na nova norma, o mesmo continuará sendo tratado como sistema inovador, devendo cumprir a sistemática do Sinat, com enquadramento na Diretriz e apresentação de Datec.

Com relação ao requisito de conforto térmico, o qual não é abrangido pela nova norma, a Caixa Econômica Federal solicitará o ensaio de simulação computacional conforme a região bioclimática do empreendimento proposto.

De acordo com Milton Anauate, gerente executivo da área de Gestão Padronização e Normas Técnicas (Gepad GN) da Caixa Econômica Federal, Milton Anauate, serão mantidos os procedimentos normativos para preservação da garantia de financiamento, como apresentação de termos de garantia contra defeitos sistêmicos e monitoramento técnico da obra visando atestar a conformidade dos componentes e serviços realizados.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI-AM
AELO
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscom-SL
Sinduscon-MS
SECOVI- PB
FENAPC
Sinduscon-BA
ANEOR
Sinduscon-ES
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea