Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/02/2020

Programa DF+: consultoria para melhorar a produtividade das empresas

Cerca de 40 empresários do setor da construção civil do Distrito Federal participaram do workshop técnico ‘Programa DF+’ no último dia 19, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), em Brasília. Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), com apoio do sindicato, o encontro apresentou o programa, que promove consultorias gratuitas para melhorar a produtividade e eficiência das empresas.

O Programa DF+ segue a metodologia Brasil Mais Produtivo, do governo federal, que consiste em consultorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O objetivo da ação no DF é atender até 400 empresas em dois anos.

“Um dos grandes gargalos da indústria, notadamente da construção civil, é a produtividade. A partir do momento em que a empresa enfrenta esse problema, ela tem grandes ganhos”, destaca o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.

As consultorias seguem a filosofia Lean, que busca otimizar processos, sendo o Lean Construction a mais utilizada por construtoras e profissionais para minimizar desperdícios e aumentar a produtividade em canteiro de obras.

“Cada dia o mercado concorrencial é mais forte e as empresas precisam ter diferenciais. Neste sentido, é fundamental trabalhar a produtividade e a redução de despesas. O Programa DF + foca exatamente nessa perspectiva”, explica o diretor-regional do Senai-DF, Marco Secco.

A apresentação do programa foi feita pela gerente de Serviços de Tecnologia e Inovação do Senai-DF, Alessandra Machado, e pela consultora do programa Natalia Marques.

Alessandra explicou que o Programa+ está em andamento desde o ano passado e já atende 12 empresas. “Na área da construção civil, o programa é capaz de atender a todos, sejam indústrias do segmento de edificações ou as que produzem insumos para o segmento”, afirmou. A consultora Natalia destacou que existem algumas características necessárias para aderência ao programa, sendo a produção seriada uma delas.

O diretor técnico da empresa associada Síntese Acústica Arquitetônica, Vinicius Pugsley, esteve presente no workshop e contou sua experiência com o Senai-DF em 2019, com a aplicação do Lean Office. “O nosso estado de conforto nos levava a pensar que certas coisas não poderiam ser melhores. Antes, por exemplo, tínhamos contratos impressos e guardados. Hoje, são digitais”, contou, ao explicar que a redução de perdas e retrabalhos foi de cerca de 50%.

Programa DF+

O DF + se divide em três programas:

  • DF + Produtivo
  • DF + Avançado
  • DF + Eficiente

O foco do DF+ Produtivo é aumentar a produtividade na empresa, visando a redução de desperdícios como atividades sequenciais desnecessárias, estoque excessivo, má utilização do capital humano e tempo de espera em vão. A duração das consultorias é de até quatro meses e a meta é que o aumento mínimo de produtividade seja de até 20%.

O DF+ Avançado atua na primeira fase da indústria 4.0, com o monitoramento de toda a operação em tempo real. A adesão é gratuita, porém, nesse caso, há a necessidade de investimento em software e hardware, e a consultoria do DF+ Produtivo é pré-requisito para essa.

Já o DF + Eficiente tem como objeto a eficiência energética. Por meio dessa consultoria, serão feitas a análise e a melhoria do consumo de energia para o funcionamento da empresa.

Mais informações pelo link: https://senai40.com.br/

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
ADEMI – BA
FENAPC
SINDICIG
Assilcon
Ademi – AL
Sinduscon-GO
Sindicopes
Sinduscon-PE
Sinduscon-PB
SINDUSCON – SUL
Sinduscon – Lagos
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea