Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/08/2011

Previsão de crescimento mantida

"Cbic"
29/08/2011 :: Edição 167

 

Jornal do Commercio RJ/RJ 29/08/2011
 

Previsão de crescimento mantida

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) reafirmou na sexta-feira sua previsão de crescimento acima da variação do PIB neste ano, ao avaliar que as perspectivas para o setor continuam otimistas.
 Em nota, o Sindicato cita entre os fatores que sustentam essa expectativa o aumento contínuo da contratação de mão-de-obra no segmento de preparação de terrenos, entre abril e junho.
 Aliado a isso, o programa Minha Casa, Minha Vida deve entregar em torno de 630 mil moradias entre este ano e o próximo, e se espera o início das contratações da segunda fase desse programa ainda neste semestre. O sindicato espera expansão do PIB da construção na ordem de 5% para 2011, enquanto o governo trabalha com uma projeção próxima de 4%.
 A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) também revisaram suas projeções de crescimento das vendas para este ano.
 Na semana passada, o sindicato recebeu a visita de nove analistas de instituições financeiras convidados pelo Banco Múltiplo Goldman Sachs do Brasil. Durante o encontro, os membros do SindusconSP traçaram um panorama atual do mercado. Segundo o vice-presidente da área de Economia do sindicato, Eduardo Zaidan, as perspectivas de médio e longo prazo da construção estão condicionadas ao aumento do investimento em infraestrutura, desenvolvimento de novas fontes de financiamento para a habitação e infraestrutura, fortalecimento do mercado secundário, industrialização maior dos processos produtivos, aumento da produtividade da mão-deobra e avanço de forma sustentável, com ocupação adequada do solo.
 A necessidade de aceleração das aprovações e dos licenciamentos também foi citada como uma das prioridades, tendo em vista que, desde o início das atividades de compra de um terreno até a regularização final da obra, podem se passar quase sete anos.
 Conforme o sindicato, os custos das obras também estão sendo pressionados pela escassez de pessoal especializado e pelo aumento significativo dos preços dos serviços.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-RS
Sinduscon-PA
ADEMI – BA
Sinduscon – Vale do Piranga
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-JP
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Oeste/PR
APEOP-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea