Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/07/2021

Prevenção de acidentes: um compromisso com o trabalho decente

Ao celebrar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho, nesta terça-feira (27/7), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reitera o compromisso do setor com a cultura prevencionista. “O nosso propósito, com o movimento de segurança e saúde no trabalho, é promover o trabalho decente”, frisa o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

“Por mais avanços que tenhamos vivenciado no país desde a década de 1970, nas questões de segurança e saúde no trabalho, temos um caminho longo a percorrer. É necessário continuarmos avançando na prevenção de acidentes e doenças no trabalho e o dia 27/7 é a principal data no Brasil para uma reflexão de como alcançaremos esse objetivo”, reforça consultor CBIC em SST, Clovis Carvalho.

A entidade aproveita a data para reforçar a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Prevenção de Acidentes

Dentre as iniciativas da CBIC, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021), já consolidada no calendário prevencionista nacional, que neste ano tem como tema central “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil”.

Realizada pela CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), a CANPAT Construção conta, desde a sua primeira edição, com a parceria do Seconci Brasil e da Fiscalização do Trabalho.

A iniciativa visa mostrar para a sociedade que segurança e saúde no trabalho não são apenas um investimento ou um tipo de gasto dentro das empresas como equipamentos de EPI e treinamentos.

“A segurança e a saúde como valor podem elevar e melhorar a imagem da empresa perante a sociedade, podem tornar o trabalhador mais produtivo, afinal de contas, uma obra segura, organizada, produtiva, é, por consequência, lucrativa também. Isso é muito importante também para buscar o bem-estar dos trabalhadores dentro do canteiro, maior engajamento deles em relação ao trabalho. Ou seja, investir em segurança e saúde no trabalho tem um retorno muito positivo para a empresa, para a sociedade, para o Brasil e para a economia como um todo”, afirma Guedes.

Além disso, como resultado da parceria entre a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e a CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, será realizada de 4 a 8/10 a Semana CANPAT Construção 2021.

A ação nacional visa a conscientização da prevenção de acidentes de trabalho na construção civil, com foco na aplicação da NR-18 e da NR-01 – Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ascomig
Sinduscon-SE
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Pelotas
FENAPC
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-SP
Sinduscom-VT
AELO
Ademi – GO
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Brusque
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea