Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/11/2016

PRESIDENTE DA CAIXA PARTICIPA DE ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SL

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, participou do encontro Diálogo com a Presidência da Caixa, realizado em São Luís, nesta quinta-feira, 17. O evento com empresários da construção civil foi promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC)  e ocorreu no Edifício Marcus Barbosa Intelligent Office, no Calhau.

Além de Gilberto Occhi, o encontro contou com a presença do vice-presidente de Habitação  da Caixa, Nelson Antônio de Souza;  do vice-presidente de Riscos da Caixa, Fábio da Silva; do superintendente nacional  de Habitação da Caixa, Henrique Marra; do superintendente regional da Caixa no Maranhão em exercício, Antônio Nahyrton da Silva, demais executivos locais do banco, empresários da construção civil; do presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz; do vice-presidente do sindicato, Edmilson Pires; dirigentes sindicais; prefeitos; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez; da secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina Coelho Almeida, que representou o governador do Maranhão, Flávio Dino; do secretário de Governo do Maranhão, Antônio Nunes; do secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Diniz, representando o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior.

“Estamos aqui no Maranhão para trazer as informações da Caixa, as medidas já adotadas para incentivar e melhorar o mercado imobiliário, pois nós acreditamos nisso. Na última semana, já reduzimos a taxa de juros, aumentamos o percentual de financiamento para até 90% e outras medidas. E também é importante ouvir as demandas do segmento em cada região, por isso esse encontro é muito importante para nós, da Caixa, e os empresários da construção civil”, afirmou Gilberto Occhi.

Durante a conversa com os empresários, os executivos da Caixa também trataram sobre operações de crédito que o estado do Maranhão tem pleiteado ao Governo Federal e que, segundo Occhi,  podem ser efetuadas pela Caixa.

Occhi informou também que, na semana passada, na presença do presidente da República Michel Temer, e o ministro Bruno Araújo, foi assinado o primeiro contrato do Minha casa Minha Vida – faixa 1,5. “Isso é muito importante e uma das formas de retomar as atividades da construção civil, fortalecendo o setor, gerando emprego e melhorando a economia”, finalizou.

O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, afirmou que o encontro entre os empresários da construção civil e o presidente da Caixa e demais membros da diretoria foi muito importante, pois, além da maior aproximação do segmento com a instituição financeira, foi um momento para retirada de dúvidas e esclarecimentos sobre diversos serviços oferecidos pela instituição bancária. “A Caixa é um dos bancos de grande importância para o país e mantemos uma forte parceria com essa instituição. Nesse encontro, reforçamos essa parceria, conhecemos medidas adotadas para melhoria da construção civil e apresentamos nossas demandas. Foi um evento muito importante para o segmento e para o Maranhão. Já participamos de outras reuniões com a Caixa em outros estados e precisávamos também proporcionar esse momento ao segmento maranhense”, avaliou.

ASSINATURA DE ACORDO

Durante o encontro foi assinado o Acordo de Cooperação Financeira entre a Caixa e o Núcleo de Assessoria, Planejamento e Pesquisa (NAPP) para execução da metodologia desenvolvida pela Caixa: Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST) em empreendimentos Minha Casa Minha Vida no território do Residencial Terra Nova, em São José de Ribamar.

O acordo foi assinado pelo presidente da Caixa, Gilberto Occhi; o superintendente regional da Caixa no Maranhão em exercício, Nahyrton Silva, e a coordenadora do NAAP, Cláudia Serpa.

Apoiado com recursos não reembolsáveis no valor de R$ 2 milhões do Fundo Socioambiental CAIXA e executada por parceiros de destaque, o DIST levará ao território MCMV de São José de Ribamar ações que estimularão a dinamização econômica, a promoção sociocultural, a gestão ambiental, a cidadania e a autonomia dos cerca de 16.000 moradores do Residencial Nova Terra. O DIST está em execução em territórios MCMV em diferentes regiões do país e já se constitui como um benchmarking de sucesso para políticas públicas de habitação e inclusão socioeconômica.

Dentre as ações previstas no âmbito do DIST Residencial Nova Terra, destacam-se:

  • Constituição do Comitê de Gestão Territorial;
  • Realização e validação do diagnóstico do território com a participação da comunidade;
  • Ações de educação ambiental e implantação da coleta e tratamento de resíduos sólidos;
  • Capacitação e implantação de serviço de mediação de conflitos.

O projeto desenvolverá ações para promover o incremento das atividades econômicas locais, a identificação de potenciais perfis para acesso a microcrédito, ações de capacitação em empreendedorismo, formalização, gestão de negócios, economia solidária, entre outras.

Fonte: Ironara Pestana (Ascom Sinduscon-MA), com informações também da Ascom da Caixa sobre o acordo de cooperação

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-DF
Sinduscon-JF
Sinduscon-SF
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-PA
Sinduscon – Norte
Sinduscon-PB
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-RIO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea