Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/09/2014

Potencial do MCMV é apresentado em reunião da CII

Representantes de 13 estados e de diferentes entidades estiveram presentes na reunião da Câmara da Indústria Imobiliária (CII/CBIC) realizada em 29/8, na sede do Secovi-SP, na capital paulista. Ao todo, 45 pessoas marcaram presença. Em pauta, o momento atual da economia brasileira e seus reflexos na cadeia imobiliária, números do Minha Casa, Minha Vida, os projetos estratégicos em andamento no âmbito da CII, o marco regulatória da corretagem imobiliária e as perspectivas em relação ao futuro do FGTS.

Flávio Prando, presidente da CII, sintetizou o painel Habitação havido na Convenção Secovi em 27/8, no qual a economista Ana Maria Castelo, da Superintendência de Estatísticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), traçou um diagnóstico dos benefícios do PMCMV para a cadeia da indústria imobiliária e os impactos em demais políticas públicas, como saneamento básico e saúde.

“Há uma série de reflexos do programa que estamos capturando para, juntamente com a produção habitacional, mostrar aos candidatos à Presidência da República a importância crucial ao País do Minha Casa, Minha Vida, e, então, justificar o porquê de transformá-lo em uma Política Nacional de Habitação”, disse Prando.

Segundo o estudo da FGV, até 2024, o Brasil necessitará de 15 milhões de moradias, sendo 11 milhões na faixa até cinco salários mínimos – dentro do MCMV. “Se somarmos o déficit de 5 milhões de moradias, que é o estimado hoje para esta faixa de até 5 salários mínimos, aos 11 milhões necessárias por conta do crescimento vegetativo do País, teremos nos próximos 10 anos um potencial de produção de 16 milhões de moradias, o que daria 1,6 milhão por ano”, ressaltou o presidente da CII. Atualmente, são entregues, através do MCMV, cerca 460 mil unidades por ano.

Panorama econômico – Celso Petrucci, diretor da CII e economista-chefe do Secovi-SP, apresentou um panorama da situação do mercado imobiliário com base em pesquisas feitas por entidades de 14 estados. Os lançamentos residenciais recuaram 13% de janeiro a maio de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 12 meses (junho/12 a maio/13 comparado com junho/13 a maio/14), a retração foi de 6%. As vendas também registraram queda. No acumulado do ano (janeiro a maio), a variação foi de -30% em relação ao mesmo período de 2013; no acumulado dos últimos 12 meses, de -8%.

FGTS – A perenidade do FGTS foi posta em debate, em razão do uso que o Tesouro Nacional tem feito dos recursos do fundo.

Projetos especiais – Foram apresentados os 10 projetos estratégicos da CII e suas respectivas lideranças. 1) Plano nacional de habitação; 2) Setor imobiliário: visão de longo prazo; 3) Promoção da competitividade; 4) Reabilitação de áreas urbanas centrais; 5) Minicidades – comunidades planejadas; 6) Crédito imobiliário – aprimoramento e novos produtos; 7) Cartórios de registros imobiliários; 8) Indicadores regionais; 9) Interface MCMV – agentes financeiros; e 10) Legislativo – acompanhamento e posicionamento.

Comissão – Explicadas as peculiaridades do projeto Corretor Associado e os benefícios da inclusão da categoria no Simples Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEMEC
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SF
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Brusque
ANEOR
Assilcon
Sinduscon – Norte
AELO
Sinduscon-BNU
Ademi – RJ
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea