Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/05/2018

Política Nacional de Disseminação do BIM é debatida no 90° ENIC

Uma mudança estrutural na forma de contratação de obras e serviços públicos brasileiros está prestes a acontecer. Isso por que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (18/05) o decreto Nº 9.377 que institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil – Estratégia BIM BR. O objetivo é promover um ambiente adequado ao investimento em Building Information Modelling – BIM e sua difusão no País. ”Esse decreto é um marco decisivo para o país”, disse José Carlos Martins, presidente da CBIC.

A Política Nacional de Disseminação do BIM foi debatida na abertura da programação desta sexta-feira (18/08) pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) no 90° ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção) realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Senai Nacional.

A introdução do BIM em obras públicas tem potencial de melhorar a qualidade das obras, reduzir desperdícios, dar mais transparência nas contas públicas, mais ênfase no planejamento, confiabilidade nas estimativas de custos e cumprimentos dos prazos, bem como menor incidência de erros e imprevistos tanto nas obras quanto na redução de aditivos.

A coordenadora-Geral das Indústrias Intensivas em Mão de Obra e Bens de Consumo – MDIC, Talita Tormin Saito, comemorou a publicação do decreto. “Temos 26 instituições envolvidas e 54 reuniões realizadas para instituir uma política fundamental que trará muitos ganhos à sociedade brasileira”, defendeu.

Para o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Paulo Sanchez, a iniciação da adoção do BIM já é uma realidade em toda Indústria da Construção. “Através de pesquisa realizada nos eventos, mapeamos que 2/3 das empresas gastavam mais do que o custo estimado e 2/3 estavam fora do prazo de entrega. O BIM é mais do que necessário”, declarou.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SF
Sinduscon-Joinville
ASSECOB
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-RO
Sinduscon-PB
Ademi – ES
ADIT Brasil
Ademi – PE
Sinduscon – CO
Sicepot-PR
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea