Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/11/2012

O Rio protesta

"Cbic"
27/11/2012

Correio Braziliense

O Rio protesta

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), e o prefeito Eduardo Paes (PMDB), lideraram ontem uma passeata da Candelária à Cinelândia, que fechou a Avenida Rio Branco, contra os novos critérios de distribuição dos royalties de petróleo. Participaram também da manifestação o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e o recém-eleito prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), entre outros políticos.
A mobilização aumentou os constrangimentos para a presidente Dilma Rousseff, que tem até sexta-feira para vetar ou não a nova lei. Sob a palavra de ordem “Veta, Dilma: contra a injustiça, em defesa do Rio”, Cabral mobiliza cariocas, fluminenses e capixabas para enfrentar um projeto que tem o apoio da maioria dos estados da federação. A atriz Fernanda Montenegro, um ícone do mundo artístico carioca, foi para a primeira fileira da passeata.
 A tendência é que a lei seja sancionada com vetos, mas a chance de o Congresso derrubá-los é grande porque o Rio de Janeiro e o Espírito Santo só têm apoio de São Paulo. Dilma sente-se chantageada por Cabral, que traçou um cenário tenebroso para a população do estado caso a lei seja mantida como foi aprovada.
Perdas
A lista de cortes de despesas divulgada por Cabral por causa da perda dos royalties irritou o Palácio do Planalto: Bilhete Único, programa que reduz as tarifas com a integração de ônibus, trem e metrô para 2,2 milhões de pessoas; manutenção das frotas da Polícia Militar; conservação das rodovias; e merenda escolar. A perda de receita, no ano que vem, foi estimada por Cabral em R$ 2,079 bilhões.
Cartola
A Polícia Federal prendeu ontem 33 investigados por crimes financeiros, entre eles o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero, já liberado, um dos responsáveis pela organização da Copa de 2014. Foram cumpridos ainda 87 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Goiás, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Também houve prisões e buscas no Distrito Federal.
Balde
O deputado Romário (foto) aproveitou a deixa da prisão de Del Nero e chutou o balde: “Não podemos deixar o futebol brasileiro na mão desses caras, o atual presidente da CBF é ladrão de medalha, o vice é esse que está com a polícia no seu calcanhar…”
Posse
O ministro Teori Zavascki (foto) tomará posse no Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira, em substituição a Cesar Peluzo. É o terceiro indicado pela presidente Dilma Rousseff. Os outros dois ministros são Luiz Fux e Cármem Lúcia. Dilma pode deixar para o próximo ano a indicação do substituto do ex-presidente do STF Carlos Ayres Brito.

Susto
A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) passou um susto na quarta-feira passada quando voava para a fazenda dela em companhia de um repórter do Washington Post. O piloto confundiu uma estrada com a pista de pouso e teve que arremeter a 10 metros do solo. Um cabo de transmissão de energia, enroscado na asa, quase derrubou o avião. Há 20 anos, Kátia perdeu o marido em um desastre aéreo.
Telhado
Estão na pauta da Câmara desta semana o Código Brasileiro de Aeronáutica e o marco civil da internet. Os dois projetos subiram no telhado.
Da pesada
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o marqueteiro João Santana a divulgar que será o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes em 2014. Com isso, acalma os pré-candidatos petistas e põe os tucanos na
defensiva. Mas, se colar, colou!
Copom
O mercadão não espera surpresas da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, iniciada ontem. Aposta na manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 7,25%.
Faxina
A presidente Dilma Rousseff mandou passar o rodo na máfia dos pareceres. A Casa Civil exonerou a chefe de gabinete do escritório da representação da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha; na Advocacia-Geral da União (AGU), o adjunto do advogado-geral José Weber de Holanda; no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a assessora da Secretaria do Patrimônio da União Evangelina de Almeida Pinho; na Secretaria de Aviação Civil, o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rubens Carlos Vieira; na Agência Nacional das Águas (ANA), o diretor Paulo Rodrigues Vieira.

 



 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-SP
Sinduscon-MA
Sinduscon-AM
Sinduscon-BC
Abrainc
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – PR
Sinduscon-JF
Sinduscon-AL
Sinduscom-NH
Sinduscon-Teresina
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea