Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/02/2017

O PRÊMIO CBIC DE RESPONSABILIDADE SOCIAL SERÁ BIANUAL A PARTIR DESTE ANO

O prêmio será lançado no 89º Enic, entre os dias 24 a 26 de maio, em Brasília, quando serão expostas iniciativas vencedoras de outras edições

O Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, uma das iniciativas mais tradicionais da construção civil, será bienal a partir de 2017 e as inscrições dos projetos inciarão durante o 89º Enic, entre os dias 24 a 26 de maio, em Brasília. Láurea criada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção em 2005 e realizada pelo Fórum de Ação Social e Cidadania FASC/CBIC, em correalização com o SESI Nacional, o Prêmio de Responsabilidade Social busca fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais na construção e no mercado imobiliário, reconhecendo os esforços conjuntos do setor na busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida. São premiadas empresas, entidades e serviços sociais do setor que tenham ações de responsabilidade social em temas como Direitos Humanos, Práticas Trabalhistas, Meio Ambiente, Práticas Leais de Operação, Questões Relativas a Consumidores e Desenvolvimento e Envolvimento Comunitário. Os temas são baseados na Norma ISSO 26000 – Lei de Responsabilidade Social.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforça que “esta é uma iniciativa muito importante para valorizar as boas práticas de responsabilidade social no setor e estimular novos exemplos de sucesso e transformação social”. Segundo Ana Cláudia Gomes, presidente do FASC/CBIC, um dos motivos para o prêmio tornar-se bianual é que existe no mercado uma tendência pela economicidade. “Sendo bienal, teremos a apresentação de projetos mais consolidados, pois as empresas terão mais tempo para prepará-los. Além disso, poderemos fazer uma melhor divulgação”, afirma Ana Cláudia. O Fórum também pretende organizar encontros virtuais para sanar dúvidas sobre o edital.

“ALGUMAS EMPRESAS PASSAM. OUTRAS DEIXAM UMA MARCA.”

O lançamento da 13ª edição do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social será durante a 89ª edição do Enic, em Brasília. “Queremos dar visibilidade aos projetos vencedores das edições passadas para que todo setor da construção conheça as iniciativas e se inspire nelas. Vamos formatar um espaço para divulgar os projetos vencedores das edições passadas”, adianta a presidente do FASC/CBIC. Sobre o edital, Ana Cláudia Gomes adianta que haverá ajustes para essa edição de 2017. “Vamos iniciar as discussões do novo edital ainda em fevereiro, mas não haverá grandes alterações. Faremos apenas ajustes para melhorá-lo.” Outra novidade é que os projetos deverão atingir uma pontuação mínima para que eles sejam o vencedor da categoria.

Segundo ela, o FASC tem trabalhado intensamente para tornar o conceito de responsabilidade social uma importante ferramenta de trabalho na indústria da construção. Para a entidade, é importante que as empresas incorporem ao seu modelo de negócio os conceitos da responsabilidade social empresarial e de investimento social privado. Mesmo diante da crise que o país vive, a indústria da construção possui um importante papel no desenvolvimento da economia. Trabalhar com a Responsabilidade Social reafirma o posicionamento e o relevante papel do setor.

A última edição do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, realizada em 2016, que tinha como slogan “Algumas empresas passam. Outras deixam uma marca.”, contou com mais 30 empresas participantes que submeteram suas iniciativas à banca julgadora do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC/CBIC) e do SESI Nacional. Os quatro vencedores foram: o “Projeto Construção Saudável” do Seconci-MG, na categoria Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil); o “Projeto Compromisso Verde” da C. Rolim Engenharia, na categoria Empresa; o “Projeto Ampliar – Um projeto de vida” do Secovi-SP, na categoria Entidade; além do Seconci-Blumenau, que foi condecorado na categoria Reconhecimento Social.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ANEOR
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Mossoró
APEMEC
Ademi – PR
ASEOPP
Ademi – PE
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-PE
SINDICIG
Sinduscon-Teresina
FENAPC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea