Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/11/2010

Novo selo de eficiência incentiva construções que economizem energia

CBIC Clipping

18/112010 :: Edição 010

Jornal G1/Globo|   18/11/2010

Novo selo de eficiência incentiva construções que economizem energia
São avaliados três itens: cor e material dos revestimentos, sistemas de iluminação e condicionamento de ar. Os critérios variam de acordo com a finalidade do imóvel.

Um selo de eficiência semelhante àquele que indica o consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos começa a ser aplicado na construção civil.

Quando entra no banheiro, a secretária Magda Ferreira Alonso já vai com a mão no interruptor, mesmo de dia: “Senão, você não consegue se ver no espelho”, explica.

Na cozinha, mesma coisa. A luz natural é insuficiente porque as janelas são voltadas para a garagem. E a conta de energia vem alta: “O peso maior é a lâmpada”, conta a secretária.

Pra incentivar construções que economizem energia, o Inmetro criou um selo de classificação com cinco categorias em ordem alfabética: Letra ‘E’ para os imóveis menos econômicos até a letra ‘A’ para os mais econômicos, como um edifício comercial em Belo Horizonte.

Janelas amplas permitem a entrada da luz do sol, gramado nas lajes diminui a absorção de calor e reduz o uso do ar condicionado, elevador inteligente: quando alguém aciona, só o que está mais próximo é que se movimenta. Economia que, segundo o engenheiro civil Teodomiro Diniz Camargo, compensa o gasto na construção: “Nesse edifício mesmo, em cinco anos, todo investimento feito pra se conseguir o selo vai ser pago”, explica.

Um detalhe pode fazer muita diferença, como a cor do imóvel, por exemplo. O teto e paredes brancas, móveis e o piso claros já proporcionaram uma economia de 25% no consumo de energia elétrica. Porque, com o ambiente refletindo a luz, foi possível trocar as luminárias que teriam quatro lâmpadas por modelos com apenas três. A mudança foi feita quando o edifício estava sendo projetado, mas imóveis prontos também podem ser classificados.

Para se conseguir o selo, são avaliados três itens: cor e material dos revestimentos, sistemas de iluminação e condicionamento de ar. Os critérios variam de acordo com a finalidade do imóvel. Nos residenciais, o tipo de aquecimento da água vai pesar muito: se usa energia solar, por exemplo, o imóvel é mais eficiente do que os que aquecem a água com energia elétrica.

O objetivo é que o selo se torne uma referência para o consumidor, como aquele dos eletrodomésticos. “Quando as geladeiras passaram a ter etiqueta, a gente passou a comprar geladeira não apenas pela beleza, pelo tamanho, pelo preço, mas, também pelo seu consumo. Nas residências, nós agora também vamos poder fazer a mesma escolha: poder comprar uma residência também pelo seu consumo”, diz a professora de arquitetura da UFMG Roberta Gonçalves.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASEOPP
AELO
Ademi – SE
ASSECOB
Sinduscon-PR
Sinduscon-DF
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon – Vale
Sinduscon-Mossoró
Sicepot-PR
Ademi – MA
Sinduscon-Caxias
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea