Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/09/2020

Novo presidente do Fórum Norte Nordeste da Construção é de Alagoas

Tomou posse na noite desta terça-feira (29/9), o mais novo presidente do Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção Civil (FNNIC), o engenheiro e diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon-AL), Marcos Holanda.

O presidente recém-empossado afirma que a prioridade de sua gestão à frente no FNNIC será integrar as Associações de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademis) e Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscons) das regiões. “É por meio dessas entidades que vamos construir essa nova gestão. Meu objetivo é ser disponível e fazer uma construção colaborativa baseada em coleta de informações de toda região norte e nordeste, para aproximar mais essas regiões do Brasil, pois ainda existem muitas diferenças. Vamos consolidar nosso trabalho com uma gestão sólida e eficiente visando os interesses do setor”, destacou Holanda.

Presidente do FNNIC, Marcos Holanda

Perspectivas

Outras representações do segmento também apostam na aproximação entre as entidades do Norte-Nordeste do País com a nova gestão do FNNIC. Na opinião do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, a capacidade de diálogo e a sensatez de Holanda será essencial nesse processo. “Acreditamos que a FNNIC está muito bem representada e o novo presidente fará brilhante trabalho”, ressaltou Martins.

Para Martins, a união do setor faz toda diferença para alcançar os objetivos almejados. “A CBIC é como uma grande família, com virtudes e defeitos, mas sempre unida. Temos que sempre lembrar da capacidade que nossa atividade tem de diminuir as desigualdades do país. Temos uma narrativa para ajudar o país como jamais tivemos, mas é preciso encarar dificuldades, como aumento de materiais. A denúncia dos abusos só foi feita porque contamos com o respaldo da base, então temos força para fazer e para nos defender. Isso que está sendo construído é fundamental, e o apoio do norte e nordeste é muito forte no dia a dia da entidade”, disse.

José Carlos Martins, presidente da CBIC

A então presidente do FNNIC, Lecy Garcia, afirmou que está otimista com a nova gestão e afirma que o fórum, na condição de mecanismo de integração, pode atuar no sentido de criar vetores cada vez mais fortes em prol do desenvolvimento econômico e social das regiões envolvidas.  “Essa é uma reunião histórica, dia que o fórum constituído por 16 estados, que tem uma representação muito grande para o país, se reúne. Não podemos nos omitir nem recuar diante de desafios, pois há muito a ser feito e só será possível se tivermos a capacidade de sermos pequenos e gigantes ao mesmo tempo”, frisou Lecy.

Lecy Garcia, ex-presidente do FNNIC

Em seu discurso, o secretário de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Eduardo dos Santos, destacou que o diálogo entre o governo e entidades é fundamental, no que tange a iniciativas para alavancar a geração de emprego e pleitos da categoria. “A secretaria está sempre com a porta aberta para que a parceria com Norte e Nordeste renda bons projetos. Esperamos que essa interlocução além de forte seja muito produtiva”, afirmou Santos.

Secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos

De acordo com o presidente do Sinduscon do Pará, Alex Carvalho, as duas regiões são igualmente importantes para o País e agora, tende a ter maior integração, o que favorecerá o trabalho. “Como representante da região norte, o sentimento é de bem querer, de união, compartilhamento de conhecimento e aprendizado. Lecy deixou um belo legado, entregou ao Fórum o seu melhor. Para Marcos fica o desafio de dar sequência às pautas, mas sabemos da sua habilidade em levar a frente esse trabalho, buscando o que é legítimo para as regiões, mas sobretudo para o país”, frisou.

Avanços e parcerias

Para o presidente do Sinduscon-MA e vice-presidente da CBIC, Fabio Nahuz, a nova gestão deve dar continuidade no legado deixado pelo FNNIC até agora. “Como representante da região Nordeste, agradeço todo emprenho da Lecy. Cada um que faz parte do fórum vai contribuindo da sua maneira e o setor vai avançando. Tenho certeza de que com a ajuda do secretário nacional de habitação, junto às ações coordenadas por Holanda, vamos ser impulsionados”, destacou.

Outra que se mostrou positiva sobre a nova presidência, foi Betinha Nascimento, diretora de Assuntos Imobiliários, Obras Privadas e Instalações do Sindicato da Indústria da Construção de Pernambuco (Sinduscon-PE). “O fórum tem crescido, pois a dedicação de cada presidente é ímpar. Marcos Holanda sabe ouvir e isso faz a diferença na hora de tomar decisões. O norte e nordeste está cada vez mais unido e juntos seremos ainda mais fortes”.

Luciana Botafogo, representante do FONPLATA – banco multilateral de desenvolvimento, composto por 5 países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia -, apresentou a instituição aos integrantes do fórum. “Nossa principal missão é apoiar a integração dos países-membros para consolidar um desenvolvimento harmônico e inclusivo, mediante financiamento obras de infraestrutura, estradas e hospitais”.  Botafogo reforçou ainda o importante papel da construção civil para retomada da economia. “A construção é um forte gerador de emprego e renda, o motor da nossa economia. Assim que os governos se deram conta que via construção civil se tem um forte caminho para combater a desigualdade, vamos reduzir as disparidades socioeconômicas”.

O presidente Sinduscon-AL, Alfredo Brêda, lembrou da trajetória de Lecy pelo Fórum. “A gestão anterior fez um belo trabalho e a luta do novo presidente será grande e apesar de não ser nada fácil, pode contar com o apoio da base para as batalhas que virão”.

José Nogueira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (FIEA), também discursou na mesma linha. “Quero parabenizar Lecy por seu trabalho que gerou bons frutos. Marcos tem uma responsabilidade grande, pois o fórum precisa permanecer forte, além de manter o norte e nordeste unido, porque os problemas são parecidos e precisamos ter força para sermos ouvidos”, afirmou.

Finalidade

O Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção tem por objetivo abordar, discutir e indicar soluções para os diversos temas que afetam a classe construtora, assim como a sociedade e o país, além de estreitar os laços entre as lideranças que representam os diversos elos da construção civil.

É constituído por sinduscons das duas regiões em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Atualmente, a CBIC conta com 92 associados nas 27 unidades da Federação.

Jornada Imobiliária Digital Norte Nordeste

Como parte da programação do FNNIC, ocorreu, após a cerimônia de posse, a apresentação da “Jornada Imobiliária Digital Norte Nordeste/CBIC”. Carlos Henrique Passos, presidente da CHIS/CBIC apresentou o assunto como sendo vital para a sobrevivência das empresas no cenário atual. “A CBIC quer manter o tema em foco pela importância não só da venda online por conta da pandemia, mas da necessidade de expor o tema que nem todos dominam”.

Carlos Henrique Passos, presidente da CHIS/CBIC

Abrir o debate e discussões para alcançar esse caminho digital numa velocidade maior é outra preocupação de Passos. “Queremos inserir o setor nessa nova forma de comercializar os produtos, mas sempre visando o interesse das empresas e um ambiente de competitividade mais justo, fazendo com que empresas da região norte e nordeste alcancem esse novo patamar. A partir da digitalização todos terão a oportunidade de conhecer movas formas e ferramentas para ter um desempenho mais satisfatório para as empresas”, disse.

Celso Petrucci, presidente da CII/CBIC e idealizador do projeto, reforçou a relevância do tema. “Esse assunto é atual porque comprova que com a pandemia a reação das empresas que já trabalhavam com webvendas foi mais significativa que as que não se adequaram. Hoje, tão importante quanto o plantão de vendas é ter um meio virtual estruturado dentro da empresa”.

Presidente da CII/CBIC, Celso Petrucci

Trazendo as novidades para a inserção digital do setor, Fabio Garcês, apresentou a ferramenta Construtor de Vendas (CV). “Temos que mudar a mentalidade e pensar fora da caixa. Ao colocar o cliente no centro e imaginar a experiência do comprador de imóvel, muda-se a experiência da venda. A simplicidade do digital é o que atrai tanto. E poder olhar a jornada digital completa do cliente, facilita na identificação da rastreabilidade do empreendimento, o que dá uma previsibilidade de vendas”, explicou Garcês.

Bruno Rocha, da Rocha Empreendimentos, que já utiliza o CV, concorda que a previsibilidade que os dados proporcionam é de extrema importância. “Tivemos um grande salto em nossas vendas e no controle do processo. Uma vez que com ele, eu consegui fazer a disseminação das informações de forma coerente, pois hoje as nossas tabelas de preço assim como a disponibilidade dos imóveis estão mais fáceis, chegam de uma forma mais fluida para os corretores e imobiliárias. Além de tudo isso tem integração do SIENGE que é uma outra ferramenta que a gente utiliza bastante aqui na Rocha e foi muito útil. Não precisar de uma retroalimentação facilitou bastante. O chat é um canal muito eficiente também, com todo histórico registrado”, destacou Rocha.

Já para Everton Teixeira, gerente da Jotanunes Construtora, a possibilidade de poder utilizar as assinaturas eletrônicas deu um ganho de produtividade enorme e celeridade ao processo. “Antes da pandemia nenhuma empresa usava a assinatura digital. Essa ferramenta mudou e revolucionou o mercado pela otimização do processo. Não é questão de luxo, hoje é acessível e basta querer entender o conceito digital para aplicá-lo na sua empresa. A crise afeta todo mundo, mas é nas crises que a gente consegue ver as oportunidades para evoluir, e o CV está nos está permitindo fazer isso”, concluiu Teixeira.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-BA
Sinduscom-NH
Sinduscon-SF
Sinduscon-PE
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-PR
ADEMI-AM
ADIT Brasil
Ademi – PR
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea