Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/06/2012

Municípios da Baixada Fluminense vão apresentar experiências de sustentabilidade na Rio+20

"Cbic"
05/06/2012 :: Edição 332

 

R7/BR 05/06/2012
 

Municípios da Baixada Fluminense vão apresentar experiências de sustentabilidade na Rio+20

Exemplos de coleta seletiva e reflorestamento serão apresentados no evento

 Os seis municípios que integram o Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense vão apresentar, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 , os projetos e ações bem-sucedidos na área ambiental. Uma prévia disso ocorrerá durante o seminário Baixada a mil na Rio+20, no próximo dia 11, em Duque de Caxias.
 A programação foi fechada pelos secretários de Meio Ambiente  de Duque de Caxias, Samuel Maia; de Nilópolis, Renato Rabelo; e de São João de Meriti, Zilto Bernardo.
 Samuel Maia ressaltou que a experiência mostra que a Baixada Fluminense hoje é uma região que tem uma gestão pública ambiental responsável e profissionalizada.
 – Nós temos uma visão cosmopolita da questão ambiental e uma visão planetária. A Baixada Fluminense, há algum tempo, deixou de ter aquela característica provinciana e agora procura uma governança metropolitana.
 Os secretários receberão sugestões sobre o Plano Regional de Gestão dos Resíduos da Construção Civil, efetivado no último dia 31 de maio, em Nilópolis, além de outros temas, como coleta seletiva e reflorestamento. Eles esperam que essas sugestões possam contribuir para programas e projetos vinculados ao meio ambiente para implantação nas seis cidades da região . Maia comentou que os municípios que integram a Baixada Fluminense estão sempre dialogando em relação aos problemas comuns, em especial a questão dos resíduos sólidos.
 Os avanços na área dos resíduos sólidos serão mostrados pelo consórcio em plenárias oficiais na Rio+20 e, também, na Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência das Nações Unidas, que ocorrerá no Aterro do Flamengo. Na próxima quarta-feira (6), o secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias fará uma apresentação dos projetos para a comunidade acadêmica, no Centro Universitário Uniabeu, em Nilópolis.
 Os secretários da Baixada Fluminense participarão também do Seminário Nacional sobre Desenvolvimento Sustentável no Cenário das Administrações Municipais Brasileiras, programado para os dias 11 e 12 deste mês, no Centro Empresarial Rio, em Botafogo, zona sul da cidade, dentro da programação da Rio+20.
 Fazem parte do consórcio os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BA
Ademi – RJ
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-TAP
Sinduscon-CE
Sinduscom-NH
Sinduscon – CO
Sinduscon-MA
Sinduscon-MG
Sinduscon-PR
Sinduscon Chapecó
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea