Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/11/2010

Mulheres conquistam mercado de trabalho da construção civil

CBIC Clipping

26/11/2010 :: Edição 016

Jornal Zero Hora – Últimas Notícias/RS|   26/11/2010

 
Mulheres conquistam mercado de trabalho da construção civil

Carência de profissionais na construção gerada por setor aquecido abriu espaço para mulheresJoana Colussi

 Quando 150 mulheres receberem os diplomas de cursos profissionalizantes, na noite de hoje, em Canoas, terão em suas mãos muito mais do que uma formação básica. Os certificados em acabamentos de obras representam a entrada definitiva do sexo feminino em um mercado de trabalho historicamente ocupado por homens: a construção civil.

 O ingresso das mulheres nos canteiros de obras foi impulsionado por um aquecimento inédito do setor, puxado principalmente pelos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pelas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, além da facilidade de crédito para a compra da residência própria.

 De acordo com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado (Sinduscon-RS), o mercado deve fechar o ano com crescimento de 7,5%. Com isso, o déficit chegará a 15 mil trabalhadores em mão de obra básica. Para preencher a lacuna, mulheres buscam qualificação e entram no ramo.

 Atendente de um pizzaria na Capital, onde ganhava um salário mínimo, Simone Vieira Fuão, 38 anos, resolveu traçar um novo rumo. Em setembro, iniciou o curso de pintura predial e, em menos de uma semana, passou a ganhar mais do que o dobro. Às vésperas de receber o certificado da profissionalização, planeja adquirir experiência para trabalhar de forma autônoma.  Quero montar minha equipe em no máximo um ano   planeja Simone, que irá se formar ao lado da mãe Eunice Vieira Fuão, 64 anos.

 Em busca de uma nova alternativa de renda, elas participaram de um programa oferecido pela Associação Viver & Aprender, por meio de um convênio entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e prefeitura de Canoas. Em aulas teóricas e práticas, aprenderam técnicas de pintura predial, assentamento de tijolos e cerâmicas, além de instalação elétrica e marcenaria. Antes mesmo de concluir os cursos, mais da metade delas já estava trabalhando.

 Com habilidades apuradas para trabalhos detalhistas, as mulheres começaram a se misturar entre os homens em canteiros de obras do Rio Grande do Sul no início deste ano. Com um enorme espaço para expansão, elas desafiam o preconceito e muitas vezes a falta de condições iguais de trabalho.

 Algumas empresas ainda não estão prontas para receber profissionais mulheres   aponta José Paulo Grings, vice-presidente do Sinduscon-RS.

 Tijolo a tijolo

 – O que: curso profissionalizante em acabamento de obras para mulheres
 – Onde: neste ano, em Canoas e Caxias do Sul. Em 2011, serão abertas novas turmas em Santa Maria, Canoas, São Leopoldo e Bagé
 – Informações: (51) 3330-3552 ou no site www.mulheremconstrucao.com.br
 ZERO HORA

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
Sinduscom-SL
Sinduscon-SF
Sinduscon-PE
APEOP-SP
Sinduscon-SE
Sinduscon-Teresina
ANEOR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – DF
Sinduscon-PA
Sinduscon-CE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea