Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/11/2016

MOBILIZAÇÃO POPULAR PARA DECIDIR O FUTURO DAS CIDADES CHEGA A BRASÍLIA

“O Futuro da Minha Cidade”, projeto de iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), propõe mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão da cidade, com soluções sustentáveis e inovadoras para os próximos 20 anos. No dia 17 de novembro, o projeto, que tem o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), será lançado na cidade com um evento de sensibilização da comunidade. Encontro será realizado no auditório da entidade, às 18h.
Lideranças comunitárias e empresariais, representantes de associações de classe, instituições de ensino superior, organizações não-governamentais, formadores de opinião e os moradores de Brasília fazem parte do grupo de pessoas convidadas a participar do evento de lançamento do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, quando será realizado o primeiro evento de sensibilização destinado a promover a identificação e definição dos parceiros potenciais para o desenvolvimento do projeto na cidade. “A participação do cidadão é fundamental: ele deve ser o protagonista, e não refém da mudança. Sua participação começa desde a definição da vocação da cidade até o monitoramento das políticas públicas”, afirmou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
A ideia é sensibilizar as principais lideranças locais mostrando que é possível uma parceria entre a sociedade e o governo local, onde o projeto é apresentado, de forma a assegurar o crescimento da cidade com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O projeto “O Futuro da Minha Cidade” é coordenado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Sesi Nacional e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
“O Futuro da Minha Cidade” propõe que a sociedade esteja mobilizada para assumir o papel de protagonista na gestão da cidade, encaminhando soluções inovadoras para a sustentabilidade urbana. A principal característica é a participação voluntária de pessoas interessadas na gestão da sua cidade, com uma visão de planejar o futuro. A intenção é planejar e formar alianças, harmonizando ações locais de iniciativa da sociedade e o trabalho do poder público.
Como você quer sua cidade daqui a 20 anos? A provocação convida a uma reflexão dos participantes que devem também ser parte interessada e que serão provavelmente afetados pelo resultado de um eventual crescimento desordenado pelas próximas décadas. O encontro em Brasília tem o objetivo de reunir o maior número de pessoas que possam contribuir com o processo dedicando seus conhecimentos, habilidades e atitudes.
A CBIC considera que as inovações e os saberes do século 21 convivem com as carências do século 19, como saneamento básico e de moradia digna. O desafio está em conectar esses dois mundos: o das soluções e o dos problemas. Segundo o
presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, isso só será possível com a união dos diversos setores da sociedade. “Haverá crescimento e desenvolvimento, mesmo que a longo prazo, se cada um dos segmentos avaliarem como estamos e onde queremos chegar”, ressaltou.
Essa preocupação com ações para a cidade que tenham continuidade no decorrer dos anos também é compartilhada pelo ex-prefeito de Maringá/PR, Silvio Barros,” nosso projeto apresenta uma proposta de como uma comunidade deve se organizar para desenhar seu futuro, definir o caminho e estabelecer com o poder público local uma parceria construtiva e comprometida com este objetivo. Isso é a essência do projeto O Futuro da Minha Cidade”.
Durante o encontro em Brasília o ex-prefeito Silvio Barros irá apresentar a experiência exitosa de Maringá-PR. Em 1996, o movimento Repensando Maringá fundou o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), criado com a finalidade de propor e executar políticas de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano na região.
Com a consultoria do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, a participação do presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Renato Correia, e do
diretor-executivo da Open Knowledge Brasil e um dos criadores do Programa Cidades Sustentáveis (Rede Nossa São Paulo), Ariel Kogan, o evento começou há dois anos e já passou por 15 cidades.
A última edição foi realizada em Manaus (AM), no dia 6 de outubro.
Ariel Kogan ressalta que a iniciativa O Futuro da Minha Cidade “apresenta um caminho concreto para pensarmos e construirmos uma governança urbana mais alinhada com os principais desafios do século XXI”.
Para Renato Correia, o projeto O Futuro da Minha Cidade “certamente mudará para melhor a qualidade de vida das cidades onde for implementado e também a competitividade, pois estimulará a ampla participação da sociedade no planejamento de longo prazo e na implementação dos projetos estruturantes”.
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Pelotas
SECOVI- PB
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Vale do Itapocu
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Aconvap
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-SE
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-TO
SECOVI-PR
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea