Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/04/2010

Ministro das Cidades participa de audiência sobre a Copa do Mundo

O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, participa nesta quinta-feira (29) de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados sobre as obras da Copa do Mundo de 2014.

As obras ligadas ao Ministério das Cidades são de trânsito e mobilidade urbana nas doze cidades-sede, orçadas em R$ 11,48 bilhões.

De acordo com o ministro, as obras de transporte urbano das doze cidades sedes não têm vínculo com o cronograma da FIFA, como acontece com as demais ligadas ao evento.

No entanto, devem ficar prontas antes para facilitar a locomoção do torcedor e do turista. “Temos um compromisso com a sociedade.

Temos nosso próprio cronograma que deverá ser cumprido, para que a obra represente solução numa cidade e não vire um problema pelo fato de estar inacabada”, disse o ministro.

“O acordo para a execução foi feito entre os governos federal, estaduais e municipais. É um compromisso institucional, ou seja, as obras vão continuar, mesmo com a mudança de governo, e atender a população mesmo após a Copa. Elas têm que deixar um legado”, disse o ministro, depois de ser questionado sobre o risco de descontinuidade após a mudança do governo.

As obras incluem Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Bus Rapid Transit (BRT), e monotrilhos. Marcio Fortes lembrou que cada cidade-sede apresentou um projeto de mobilidade e cada um destes tem um valor.

“São projetos diferenciados e com diferentes contrapartidas em cada cidade, que são no mínimo de 5% do valor do investimento”.

A segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) prevê investimento de R$ 18 bilhões na área de transporte e mobilidade urbana em todo o Brasil, incluindo projetos de ampliação de metrôs, mas nesse caso sem compromisso com a data da Copa.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECONCI BRASIL
Ademi – GO
Sinduscon-GO
Ademi – PR
Sinduscon-Vale do Itapocu
ADEMI – BA
Sinduscon-MA
Sinduscon – Vale do Piranga
APEOP-PR
Sinduscom-NH
Assilcon
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea