Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/06/2014

Minha Casa Minha Vida impulsiona criação de empregos

Em cinco anos de existência, o Programa se revela como destaque positivo da construção civil
 

Três pesquisas distintas realizadas por institutos diferentes e divulgadas este ano mostram que o Programa Minha Casa Minha Vida, que completou cinco anos de existência em abril deste ano, vem registrando impacto decisivo sobre o nível de emprego no país.

De acordo com o Ministério das Cidades, o Minha Casa Minha Vida foi responsável pela abertura direta e indireta de 1,2 milhão de postos de trabalho no setor em 2013. Em 2009, primeiro ano do Programa, foram criados mais de 158 mil empregos dentro do Minha Casa Minha Vida. Os números sinalizam a evolução da mão de obra, refletindo também a geração de renda.

Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada em abril deste ano, mostra que a intenção de contratação por parte das empresas da construção civil ainda é alta. O estudo indica que entre as companhias que atribuem importância elevada ao Minha Casa Minha Vida, 32,7% preveem aumentar a mão de obra e apenas 5,8% pretendem diminuí-la. Na média do setor, os percentuais são 24,2% e 14,7%, respectivamente. O levantamento foi realizado com 646 empresas.

“A pesquisa mostra que a intenção de contratação da mão de obra parte das empresas que estão trabalhando com o Programa Minha Casa Minha Vida”, avalia a coordenadora de estudos da construção da FGV, Ana Maria Castelo.

Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, informa que o setor da construção civil abriu 75.725 empregos com registro em carteira nos primeiros quatro meses deste ano. No contexto geral, o país vem mantendo um nível positivo na criação de empregos e sem indicativos de que essa tendência se reverta nos próximos meses, principalmente em maio e junho quando será realizada a Copa do Mundo, analisa o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Negócios
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também realizou pesquisa sobre a influência do Minha Casa Minha Vida na decisão de empresas realizarem investimentos. Em relação aos próximos doze meses, 9,6% das empresas pesquisadas acreditam que o Programa terá importância alta na atividade e 11% que a importância será média.

Ainda de acordo com o levantamento, as empresas que atribuem elevada influência ao MCMV, estão otimistas quanto à evolução dos negócios nos seis meses seguintes. Neste grupo, 42,3% estão prevendo melhora dos negócios e apenas 7,7%, piora. Na média global do setor da construção, esses percentuais são de 30,4% e 8,3%, respectivamente.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Ademi – PE
Sinduscon-AM
Sinduscon-GO
Sinduscon – CO
ASSECOB
Sinduscon-RS
Sinduscon – Vale
Sinduscon Chapecó
Ademi – PR
Sinduscom-NH
Sinduscon-SM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea