Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/07/2016

MÉTODOS CONSTRUTIVOS INOVADORES SÃO GRANDES ALIADOS DAS EMPRESAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO

Jovens empreendedores demonstram que a indústria pode continuar a crescer em ritmo sustentável se houver mais investimentos

Em um setor altamente competitivo com o da construção civil, as tecnologias inovadoras mostram-se grandes aliadas das empresas que buscam soluções criativas em tempos de crise econômica. Por isso, é importante a quebra de paradigmas, como é o caso das instalações de painéis fotovoltaicos nos projetos de habitação popular. Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as inovações são essenciais para a modernização do setor. Por isso há 21 anos a entidade organiza o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, que conta com a correalização do SENAI Nacional. As inscrições estão abertas desde maio e vão até setembro. Empresas, pesquisadores e estudantes de todo o país podem concorrer.

O objetivo da CBIC é reconhecer e divulgar projetos ousados e sustentáveis. “Queremos incentivar projetos que contribuam para a modernização e que vão fazer a diferença para a indústria e a meio ambiente”, ressalta o presidente da CBIC, José Carlos Martins, sobre o prêmio. Conheça, nesta reportagem do CBIC MAIS, duas empresas inovadoras do setor: a Inovatech Engenharia e a start-up Molegolar.

Casa Aqua, uma revolução sustentável

O engenheiro Luiz Henrique Ferreira criou em 2005 a empresa Inovatech Engenharia com foco na execução de projetos e em obras sustentáveis. Após 4 anos, apresentou seu “invento”, a Casa Aqua, em uma das feiras mais conceituadas do País.

Segundo o engenheiro, a ideia tem quatro pilares essenciais: uma obra de alta qualidade com rapidez e baixo impacto ambiental; baixo consumo de recursos naturais na fase de obras e ocupação; elevados níveis de conforto; e saúde e baixa manutenção. A percepção de Luiz Henrique é que o mercado está cada vez mais receptivo para a sustentabilidade, e muitas tecnologias que na época eram inovadoras, hoje já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, como é o caso dos painéis fotovoltaicos.

A Inovatech foi buscar na Finlândia, através da empresa Kronan, a tecnologia que hoje dissemina pelo Brasil. O processo de adaptação à realidade brasileira já foi desempenhado na sua maior parte pela Kronan. “Um projeto complexo como a Casa Aqua sempre traz uma reflexão para nossos parceiros, uma vez que nossa abordagem de sustentabilidade é de integrar todo o ciclo de vida da construção, e naturalmente surgem trocas importantes para todos os nossos parceiros aprimorarem seus sistemas”, afirma Ferreira.

A Casa Aqua que estava em exibição na Casa Cor de São Paulo tinha 50 m² de área e foi entregue em apenas 10 dias. O sistema da casa é constituído de placas de concreto pré-fabricadas, em painéis que substituem os pilares, vigas e alvenarias de uma construção. Aliado às fachadas ventiladas implantadas, garante desempenho térmico e energético. A Comissão de Meio Ambiente (CMA/CBIC), liderada pelo presidente Nilson Sarti, visitou a casa com os membros da comissão e convidados.

As principais características do projeto da Inovatech Engenharia:

1. Jardim autoirrigável (Coberturas vegetais com sistema que armazena água para os dias mais secos);

2. Cisternas Verticais Modulares (Economia de até 50% na conta de água. Mais praticidade para aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento);

3. Calha e Filtro para Água de Chuva (Melhora na qualidade da água de chuva. Sistema de calha e filtro para reduzir quantidade de impurezas na água que chega do telhado);

4. Piso Vinílico (Sem cola e cheiro ruim. Piso vinílico com fixação em sistema “click” é executado em apenas 2 horas. Contribui para o desempenho térmico e acústico);

5. Módulos de Concreto Pré-Moldado / Sala e Dormitório (Rapidez e limpeza na construção sem abrir mão do conforto e segurança. Com o sistema construtivo em placas pré-fabricadas de concreto).

Além da rápida execução, a casa tem um índice baixíssimo de resíduos. Segundo Ferreira, a construção industrializada e modular não gera entulho, e o pouco resíduo que é gerado possui alto valor agregado, como sobras de cabos elétricos e de embalagens pisos, louças e metais. “Uma Casa Aqua praticamente não utiliza cimento na obra, fato que reduz sensivelmente seus impactos ambientais”, diz.

O engenheiro concorda que sustentabilidade “deve ser na medida certa”, e diz que a empresa pretende atingir todos os públicos que se interessam por sustentabilidade no setor da construção. “Se ficarmos olhando somente para as construções novas e não influenciarmos a maneira com que as pessoas usam suas casas, não haverá tempo suficiente para transformar a sociedade antes de um colapso de recursos naturais”, prevê Luiz Henrique.

Ao gosto do cliente

Casas modulares, onde você pode aumentar e diminuir conforme lhe convém. Há um ano o empresário Saulo Suassuna Fernandes Filho pensou nessa possibilidade quando participou do curso Beyond Smart Cities, no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Logo após o curso, criou a start-up Molegolar, originada a partir da incorporadora pernambucana Suassuna Fernandes. A Molegolar oferece a possibilidade aos clientes que escolham quantos módulos vão adquirir e permitindo-lhes que aumentem ou diminuem a partir das necessidades dos moradores.

O comportamento do consumidor no primeiro momento é de surpresa, afirma o empresário. “Com a possibilidades de poder comprar o seu imóvel, não mais por um momento de vida, como sempre aconteceu, mas sim a partir de um planejamento de vida”, diz.

Em relação à sustentabilidade do projeto, o empresário pernambucano explica que é possível utilizar áreas ociosas dos edifícios a partir do momento em que os moradores reduzam suas casas, seja vendendo, alugando ou até mesmo emprestando seus módulos sobressalentes. “Cada metro quadrado reutilizado representa um metro quadrado que deixou de ser construído, economizando resíduos e poupando energia e recursos do planeta. Além de tornar as cidades mais densas e, consequentemente, melhorando a mobilidade e redução da emissão de CO2 pelo encurtamento das distâncias médias de deslocamento.”

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AL
Sinduscom-NH
ADIT Brasil
Sinduscon-RIO
SECOVI- PB
Sinduscon – Vale
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-CE
Sinduscon-PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-MT
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea