Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/11/2010

Mercado já prevê estabilidade

CBIC Clipping

15/11/2010 :: Edição 008

Jornal Jornal do Commercio RJ|  15/11/2010

Mercado já prevê estabilidade

BEATRIZ GREDILHA
 Após o período de forte aquecimento na demanda por máquinas, em consequência do boom da construção civil no País no primeiro semestre, o setor de locação prevê crescimento moderado para o ano que vem.De acordo com Durval Gasparetti, presidente da Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis (Alec), o cenário ainda é bastante positivo, porém as empresas já investem com mais cautela.

 "As empresas de locação estão preparadas para atender futuras demandas, mas creio que o pico de máquinas já tenha passado e que daqui para a frente haverá estabilização", explica. "O que pode acontecer é um determinado tipo de máquina vir a faltar momentaneamente, mas, no geral, o mercado de locação está abastecido".

 Os últimos dados da sondagem da construção civil, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), confirmam a previsão da Alec. Segundo a pesquisa, os primeiros indícios do ano de 2011 mostram um crescimento mais moderado no setor, já que os indicadores caíram para valores em torno de 60 pontos, enquanto no primeiro trimestre do ano situavam-se acima de 66 pontos.

 IMPORTAÇÃO. Segundo Gasparetti, para as locadoras, especificamente, é importante que essa estabilidade se confirme para que medidas como o incentivo à importação sejam evitadas. "Sempre que há demanda excessiva, aparecem os mágicos para oferecer soluções, que vão desde abrir o mercado para máquinas usadas, até facilitar muito a importação. Isso é algo que nos apavora porque praticamente perderíamos nossa indústria", afirma.

 O presidente da Alec explica que haverá "um bom crescimento", que não provocará uma corrida de máquinas e grandes variações de preços.

 "Há a tendência de crescimento sim, mas nada que possa provocar tumulto no mercado.Os locadores atuais investiram, compraram mais, então toda demanda acabou sendo absorvida sem aquele trauma que tivemos uns seis meses atrás, do apagão de máquinas".

 Segundo ele, as empresas que entraram recentemente, ou planejam entrar, no mercado de locação devem ter em mente que é uma área a ser explorada,mas não com muito espaço para expandir."Parece que é um mercado muito grande para crescer, mas na verdade vemos que não é bem isso. Tem mercado, porque o País está crescendo e tudo indica que vá continuar, mas não é uma fonte inesgotável." Um exemplo, diz Gasparetti, é que apesar de terem aumentado o faturamento este ano, as locadoras não acompanharam o nível de aquecimento da construção civil, por conta da presença de novas empresas no mercado." A demanda criou um aumento no mercado de locação, mas as empresas, individualmente, não tiveram crescimento na mesma proporção por causa da entrada de muitas locadoras."

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Teresina
ADIT Brasil
Sicepot-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduson – GV
Ademi – RJ
ADEMI – BA
Sinduscon-AM
Sinduscon-PLA
Sinduscon-TO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea