Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/09/2017

Membros da Comat/CBIC são convidados a participar de grupo de estudo para melhorias do desempenho

Foto: Tereza Sá

A reunião da Comat/CBIC, realizada nesta quinta-feira (21/09), na sede da Ademi-DF, contou com as presenças de gerentes dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs). O engenheiro Luiz Antonio Martins Filho fez uma apresentação sobre “Componentes para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall”, e o engenheiro Anderson Augusto sobre “Blocos vazados de concreto com função estrutural e peças de concreto para pavimentação”. Os participantes da reunião, membros da Comat, foram convidados a integrar o grupo de estudo que visa desenvolver melhorias do desempenho do sistema bloco de concreto. Os interessados podem fazer contato pelo email [email protected]. Os gerentes também se disponibilizaram a visitar os sinduscons de todo o Brasil para fazer uma apresentação mais detalhada sobre os PSQs.

O engenheiro civil Lydio Bandeira, consultor do Sinduscon-Rio, apresentou uma proposta de Plano de Controle Tecnológico para as construtoras, que vem sendo desenvolvido pelo sindicato para melhoria dos processos, após a revisão SiAC-PBQP-H em conformidade com a Norma de Desempenho. O objetivo do plano é reunir as informações de verificação e ensaios de acordo com as normas técnicas que devem ser realizados pelas construtoras. Reforçou que a empresa construtora está dispensada da realização de ensaios, quando adquirir produtos conformes de empresas qualificadas nos PSQs, e que, para os produtos que não tenham PSQ, serão dispensados de ensaio os que sejam certificados pelo Inmetro e produtos que os fornecedores disponibilizem laudos de ensaios. Ainda sobre a revisão do Regimento do SiAC, os palestrantes Marcos Galindo (Sinduscon-BA) e Marcos Velettri (Secovi-SP) apresentaram os requisitos para contratação e recebimento de projetos em conformidade com os requisitos da Norma de Desempenho.

Foi apresentado um caso prático da Apex Engenharia pelos seus representantes Eduardo Aroeira (diretor) e Keiliane Alexandre (coordenadora da Qualidade) de implementação dos documentos referentes à especificação de Desempenho do Ministério das Cidades, baseados na nova versão do SiAC –PBQP-H em obras de edificações. Segundo eles, a empresa trabalha com obras de interesse social e foi verificada a necessidade de melhoria dos seus processos para atender ao SiAC – PBQP-H. Foi formado um grupo de trabalho dentro da empresa com o objetivo de estudar os requisitos da norma de desempenho que sofreram alteração no SiAC, como os do Plano de qualidade da obra; de Entradas de projetos; de Informações para aquisição; de Controle de operação; de Inspeção e monitoramento de materiais, e de Serviços de execução controlados e obra. A partir daí foi desenvolvido checklist dos sistemas construtivos para atender a norma de desempenho, onde são descritos qual o sistema construtivo que será executado; quais os requisitos da NBR 15575 devem ser atendidos; como é feita a verificação do recebimento do material ou serviço; o responsável legal; o responsável pela execução, e o prazo para execução. “O grupo elaborou também manuais de desempenho baseados nos requisitos da norma”, destacou Eduardo Aroeira. Ainda segundo os representantes da empresa, foram desenvolvidos laudos de desempenho onde é possível fazer os registros necessários para garantir o desempenho. Com a “implementação desse processo, a empresa tem a possibilidade de demonstrar claramente a qualidade do que oferece aos seus clientes e a incorporar melhores práticas na organização”, finaliza Keiliane Alexandre.

Ainda durante a reunião, o professor Orestes Gonçalves, da Poli-USP, palestrou sobre as Fichas de Avaliação de Desempenho – FAD’s, apresentando sugestões de como os sindicatos/associações e/ou grupos de empresas podem desencadear o desenvolvimento das mesmas para maior utilização das fichas para os sistemas convencionais. A coordenadora do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), Salette Weber, cumprimentou a Comat/CBIC pela iniciativa e reforçou a importância de dar continuidade aos trabalhos que foram iniciados pelo desenvolvimento dos documentos de especificação de desempenho do Ministério das Cidades, disponíveis no site: http://app.cidades.gov.br/catalogo/

Clique a seguir para acessar as apresentações realizadas durante a reunião, cujas palestras integram o projeto Gestão das Normas Técnicas do Setor e Tendências, melhorias de Gestão, Tecnologia e inovação na Construção, uma iniciativa da CBIC com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
ADIT Brasil
SECOVI- PB
Sinduscon-ES
AELO
Sinduscon-TO
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon – CO
SECOVI-GO
Ademi – MA
Ademi – DF
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea