Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/04/2020

Covid-19: Medidas adotadas para manter o setor ativo no Rio de Janeiro

A Construção Civil do Rio de Janeiro, diante da pandemia do novo coronavírus, adotou diversas medidas visando a segurança e o bem estar do trabalhador, sem que tenham que paralisar suas atividades. Medidas sanitárias mais rígidas e vistorias às obras com o objetivo de prevenir a propagação do vírus estão sendo realizadas pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), capitaneado pelo Serviço de Atendimento à Obra (SAO).

Equipes treinadas têm visitado os canteiros para realizar o controle sobre condições de higienização das áreas comuns e orientar os trabalhadores quanto às medidas de prevenção, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e cuidados no deslocamento casa- trabalho. Nas vistorias também estão sendo distribuídos materiais educativos como cartazes e flyers.

Diversas outras iniciativas também foram tomadas para manter o setor dinâmico, ainda que de modo parcial. Foi aberto um cadastro de reserva para os interessados nos cursos de capacitação que serão oferecidos assim que a rotina tiver sido reestabelecida. Quando as atividades forem retomadas, a equipe do Seconci-Rio entrará em contato com os candidatos, seguindo a ordem de inscrição por e-mail.

A tecnologia está presente também nas lives que estão sendo exibidas nos canais do Seconci-Rio e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio)  no YouTube, com o objetivo de propagar informação e promover a interatividade dentro do atual cenário de quarentena. Os temas são diversos e a apresentação conta com convidados especiais, sempre envolvendo questões sobre a indústria da Construção Civil, todas as quintas-feiras, às 15h.

Apesar dos atendimentos ambulatoriais eletivos estarem suspensos, o Seconci-Rio continua a realizar exames ocupacionais (admissional e demissional) na sede da Praça da Bandeira. A equipe médica tem trabalhado em regime de plantão e todos os setores estão acessíveis, via e-mail ou whatsapp.

Para complementar a rede de apoio, o Sinduscon-Rio está oferecendo orientação jurídica aos seus associados, envolvendo questões trabalhistas, previdenciárias, empresariais e tributárias – ajuda mais do que bem-vinda nesse momento de tantas incertezas, por meio do formulário contido no site.

São atitudes como essas que fortalecem o setor para seguir acreditando no futuro, por mais difícil que o presente possa parecer, porque a pandemia vai passar, mas a construção civil fica.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

(Com informações do Seconci-Rio)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Sinduscon-RN
SECONCI BRASIL
Ademi – RJ
Sinduscon-TAP
Assilcon
Sinduscon-Joinville
Sicepot-PR
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Costa de Esmeralda
SINDICIG
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea