Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/08/2021

Manter o controle do colesterol é vital, alerta Seconci-SP  

Por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Colesterol, em 8/8, a endocrinologista do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), dra. Carolina Spissirits Gomes de Amorim, destaca a importância de se manter o controle do colesterol para evitar problemas cardiovasculares, que podem deixar sequelas graves e até mesmo levar à morte.

Segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, quatro em cada dez adultos no país sofrem com o nível elevado de colesterol, 67% da população brasileira desconhecem seus níveis de colesterol e a grande maioria só realiza exames diagnósticos a partir dos 45 anos.

O diagnóstico tardio ou a falta do tratamento necessário para abaixar os níveis da Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), popularmente conhecida como “colesterol ruim”, pode desencadear futuras complicações de saúde. O acúmulo de LDL provoca o entupimento das artérias, predispondo a doenças cardiovasculares, como infarto, derrame ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Por se tratar de uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, dra. Carolina afirma que é fundamental a realização de exames periódicos. “Diante dos resultados, o médico poderá indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver a prescrição de medicamentos. Cada paciente é único e são avaliados diversos critérios, como idade, se há outras doenças associadas, como diabetes e hipertensão, o histórico clínico do paciente, ou seja, se ele já teve algum problema cardiovascular, entre outros fatores”.

O controle passa pela adoção de medidas dietéticas. “Preparar os alimentos cozidos ou assados, evitando frituras, substituir a carne vermelha pelas brancas, como frango e peixe; evitar os alimentos embutidos, como linguiça, presunto, salame e mortadela, e os alimentos industrializados”, indica dra. Carolina.

Um problema recorrente que a médica tem presenciado nos atendimentos é o do paciente tomar a medicação para o controle do colesterol, por um período, como três meses, por exemplo, e depois parar por conta própria. “As medicações para essa doença são muito seguras e apresentam poucos efeitos colaterais e estes são leves, em sua maioria. O fato de suspendê-las sem orientação médica é que pode trazer riscos para a saúde”, alerta a endocrinologista.

Dra. Carolina ressalta também o papel dos exercícios físicos para o controle do colesterol. “A recomendação é fazer 150 minutos de atividade física divididos em no mínimo três vezes por semana. Se a prática for diária, o mínimo é de 30 minutos”.

Ela lembra que, no Seconci-SP, os trabalhadores da construção das empresas contribuintes têm acesso a equipe multidisciplinar, composta por endocrinologistas, cardiologistas e nutricionista, que poderá prescrever o tratamento mais adequado para cada caso, para que o colesterol não se torne um risco para sua saúde.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-RS
Sinduscon-MT
ASSECOB
Sinduscon-AC
Sinduscon – Lagos
Sicepot-PR
Sinduscon-RR
Sinduscon-BC
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea