Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/07/2011

Livro traz "olhar do passado" para pensar o futuro de SP

 

"Cbic"
04/07/2011:: Edição 130

 

Folha de S. Paulo/BR 04/07/2011

 

Livro traz "olhar do passado" para pensar o futuro de SP
 
 Publicação organizada pelo Secovi reúne depoimentos de 36 pessoas que ajudaram a construir a metrópole
 EVANDRO SPINELLI
 DE SÃO PAULO
 Um adágio pelo planejamento de São Paulo, uma conclamação à discussão do urbanismo, um instrumento de propaganda por um novo plano diretor. Com esse objetivo o Secovi (sindicato do setor imobiliário) lança na próxima quinta-feira o livro "Um olhar sobre São Paulo".
 Escrito pelo jornalista Ricardo Viveiros, o livro traz depoimentos de 36 pessoas sobre São Paulo. Os entrevistados -média de 79,2 anos de idade- falam sobre sua juventude na cidade, sobre sua visão da São Paulo de hoje e fazem propostas para o futuro da metrópole.
 "A gente pensa que pessoas de 70, 80 anos, não se preocupam com mais nada. Engano. É um povo lúcido, comprometidíssimo com o futuro", disse Viveiros.
 O construtor Adolpho Lindenberg, 87, por exemplo, diz que o padrão adotado pela Cia. City, loteadora de áreas como os Jardins e Pacaembu, deveria ser usado como referência para os projetos de revitalização urbana e defende o "embelezamento" da cidade, começando pelas marginais.
 "O livro traz os depoimentos dessas pessoas que ajudaram a construir a cidade e abre um debate sobre a São Paulo que já houve, a São Paulo que é hoje e a São Paulo que a gente quer no futuro", diz João Crestana, presidente do Secovi.
 Crestana aponta que o livro surge em um momento em que São Paulo analisa vários projetos urbanos -Nova Luz e as operações urbanas Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu- e terá, em 2012, a discussão de um novo plano diretor.
 O Secovi defende que a Câmara Municipal e a prefeitura abandonem o projeto de revisão do plano diretor, em discussão desde 2007 e nunca aprovado, e façam um novo plano já em 2012.
 O lançamento de "Um olhar sobre São Paulo" (R$ 50, 200 págs) será no Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705). A renda vai para o projeto Ampliar, que atua em favelas.
 
 
 

"Cbic"

 

 

 

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MS
Ademi – PR
Sinduscon-MA
Sinduscon-BA
SECOVI-GO
Sinduscom-SL
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-Brusque
APEOP-PR
Sinduscon-AL
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Porto Velho
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea