Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/02/2020

Inovação marca evento de encerramento do Programa Foco Empresarial

A primeira edição do ‘Foco Empresarial’, que teve início em 2017, foi encerrada na terça-feira (4/2), durante almoço de encerramento e validação do programa, no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, com a participação de Felipe Beck, da Beta:Hauss, sobre cultura de inovação, voltada para resultados.

A ação foi desenvolvida pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (Sinduscom Vales), em parceria com o Sinduscon-Novo Hamburgo, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A atividade contou com a presença de representantes das empresas participantes e entidades parceiras, entre elas a coordenadora da Área Sindical, da FIERGS, Patrícia Manica; a analista Tais Helena e o técnico Vinícius Moraes, ambos da Fiergs; além de Vivian Laube, da LF Comunicação.

O diretor do Sinduscom Vales, engenheiro Ricardo Ramos, ao saudar os presentes destacou a importância dessa ação, que contou com o apoio de entidades representativas para o setor, e firmou, mais uma vez, a parceria com o Sinduscon-NH.

“A experiência foi fantástica e somou positivamente para todas as empresas participantes”, assegura Ricardo. “Em razão desses importantes resultados, que abrem espaços para novas ações, com foco em inovação, já estamos na expectativa do lançamento de um novo convênio para 2020”.

Para a Fiergs, a aproximação com o setor da construção foi de grande valia. “Conhecer mais de perto as entidades e as respectivas empresas, que integram este segmento oportunizou um conhecimento das reais necessidades do setor”, afirmou Patrícia Manica. “A partir dessa iniciativa certamente outras ações poderão ser efetivadas”.

 

Inovação

Felipe Beck, da Beta:Hauss, no encerramento da primeira edição do ‘Programa Foco Empresarial’, em São Leopoldo (Foto: Divulgação)

Estamos vivenciando novas formas de trabalhar, em todos os segmentos e na área da construção não é diferente, destacou Felipe Beck no início da sua palestra. “A capacidade de ser adaptar com rapidez as mudanças e as novas realidades e o poder de transformação têm impactado diretamente nas pessoas, na cultura e nas estratégias de trabalho”, enfatiza o palestrante. “A transformação exige que tenhamos coragem de sairmos da zona de conforto, pois os impactos do mundo atual são inevitáveis”.

Muita tecnologia está sendo utilizada na área da construção, inclusive a partir da impressão 3D. A transformação digital impacta em relação ao produto, processo, serviço e modelo de negócio, exigindo uma atualização urgente, pois os desafios são permanentes e exigem rapidez nas decisões, que ao mesmo tempo precisam ser assertivas.

Para Felipe, o usuário necessita estar no centro do processo, por essa razão é tão importante entender o público que desejamos atingir. “Uma pergunta precisa ser respondida: a minha empresa está preparada para enfrentar este cenário, que muda com tamanha velocidade?” Conhecer mais as necessidades do seu público e promover soluções, que busquem atender estas demandas, lembrando de compartilhar as dificuldades com a equipe para juntos evoluírem no processo, poderá trazer muitos ganhos para todos os envolvidos, enfatizou.

 

Programação

O programa Foco Empresarial, lançado em abril de 2017, objetivou o fortalecimento da competitividade na construção civil. Segundo o presidente do Sinduscom– Vales, engenheiro Roberto Potrick, “o propósito igualmente foi preparar as nossas empresas para enfrentar os desafios, que a economia nos impõe. A inovação, a criatividade e a preparação são fundamentais para superarmos os obstáculos que se apresentam no dia a dia”.

O respectivo programa incluiu três ciclos de Capacitação. O primeiro com cursos de Gestão da Inovação; de Sustentabilidade no Ambiente Construído; de Gerenciamento de Projetos; de Projetos de Arquitetura e Engenharia com enfoque na Norma de Desempenho e de Ambientação e Nivelamento em BIM. Na sequência, o ciclo de Benchmarking, que incluiu Workshops e uma missão internacional, para atualização de conhecimentos em grandes centros, com tecnologia de ponta; além de consultorias.

A missão internacional, da cadeia da Construção Civil, voltada ao BIM (Building Information Modeling) e Smart Cities, teve como destino a Inglaterra e a Alemanha, em outubro de 2018. O respectivo programa incluiu visitações técnicas e estratégicas, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer a infraestrutura e a construção, visando o futuro, com a utilização do BIM em diferentes setores da sociedade.

Também tiveram acesso a diferentes soluções criativas, na qual arquitetos inovadores valorizam especialmente o cliente, tendo ele como elemento mais importante para a realização de projetos arquitetônicos de alta qualidade. Além disso, visitaram a maior exposição mundial sobre o futuro das cidades, o local de eventos mais sustentáveis ​​do mundo e o espaço de escritório para a central de engenharia global Siemens.

(Com informações do Sinduscom Vales)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI – BA
Sinduscon-JP
Sinduscon-PR
Sinduscon-MA
Sinduscon-RR
Sinduscon-RS
Sinduscon-AP
Aconvap
APEOP-SP
Sinduscon-SE
Sinduscon-RO
Sinduscon-MG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea