Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/10/2014

Indústria demite 59 mil

"Cbic"
24/10/2014

Correio Braziliense

Indústria demite 59 mil

Os trabalhadores do setor industrial vivem uma situação dramática. Entre agosto e setembro, as fábricas das seis maiores regiões metropolitanas do país dispensaram 59 mil empregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma queda de 1,7% na força de trabalho. Na comparação com setembro do ano passado, o tombo foi ainda maior, de 6,4%, com a eliminação de 238 mil vagas.

São Paulo, a região mais industrializada do país, liderou as demissões, com a dispensa de 37 mil empregados. Em relação a setembro de 2013, foram registrados 137 mil postos de trabalho a menos. A construção civil também enxugou fortemente o quadro de pessoal no mês passado. De acordo com a pesquisa do IBGE, o setor fechou 63 mil vagas em todo o país, uma queda de 3,5% no contingente de mão de obra. Se a comparação for feita com o mesmo período do ano passado, as dispensas alcançaram 81 mil trabalhadores, um recuo de 4,4% no nível de emprego.

Preocupação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem levantamento indicando que a produção das fábricas, que apresentava queda desde novembro do ano passado, foi interrompida em setembro, mas avaliou que a expectativa continua negativa. "Em setembro, a produção ficou estável, mas ainda não se trata de uma reversão de tendência, porque não houve crescimento no mês", afirmou o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Segundo ele, a queda no emprego e a dificuldade de acesso ao crédito são fatores preocupantes. "Neste ano, a demanda global caiu e prejudicou a indústria brasileira. E as incertezas decorrentes do processo eleitoral adiaram decisões de investimentos", disse.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
Sinduscon-TO
Sinduscon-RO
AELO
SECOVI- PB
ADIT Brasil
Sinduscon-GO
ADEMI-AM
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-PLA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea