Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/08/2016

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ESTÁ MENOS PESSIMISTA, DEMONSTRA SONDAGEM DA CBIC/CNI

Os indicadores de nível de atividade e de expectativas de novos empreendimentos, bem como os de compra de insumos e matérias primas e de emprego têm mantido tendência de melhora desde janeiro deste ano no setor da construção. É o que demonstra a Sondagem Indústria da Construção de julho, divulgada nesta segunda-feira (22/08) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Desde janeiro deste ano, observa-se uma melhora significativa da percepção do empresário da construção em relação ao seu nível de atividade econômica, apesar dela ainda se encontrar abaixo do usual. “Esse resultado se deve a sinais de alinhamento entre o Executivo e o Legislativo, que têm gerado uma percepção de confiança aos empresários do setor”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Os índices de expectativa do nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços variaram 8,7 pontos e 7,7 pontos entre janeiro e agosto/2016, respectivamente. Na mesma base de comparação, os indicadores de expectativa de compras de insumos e matérias primas e do número de empregados variaram 8 pontos e 6,5 pontos, respectivamente. Os índices de expectativas variam de 0 a 100 pontos. Valores abaixo dos 50 pontos indicam expectativa em queda.

Os índices de evolução da atividade e do número de empregados acumularam alta no ano de 9,0 e 6,7 pontos e atingiram em julho 42,3 pontos e 39,7 pontos, respectivamente.

Já o indicador do nível de atividade efetivo/usual cresceu de janeiro a julho 2,3 pontos, sendo que de junho para julho 1,6 ponto. Entretanto, permanece abaixo da linha de 50 pontos, em 28,8 pontos, o que é considerado abaixo do usual para o mês.

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) passou de 56% em janeiro para 57% em julho. Apesar desse aumento, a UCO ficou 8 pontos percentuais abaixo da média histórica para o mês.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – AL
Sinduscon-RR
Sinduscon-BA
FENAPC
ASBRACO
Sinduscon-MT
ASEOPP
Sinduscon-RO
SINDICIG
Sinduscon-MA
Sinduscon-TAP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea