Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/11/2017

Incorporar critérios de compras sustentáveis traz oportunidades para empresas

O Governo Federal está desenvolvendo projeto piloto para inserção de critérios de sustentabilidade em compras públicas de papel, detergente e divisórias de madeira. Trata-se do projeto Compras Públicas e Rotulagem Ambiental (Spell, da sigla em inglês), da ONU Meio Ambiente. Segundo Antônio Julianni, analista de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a iniciativa, realizada em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente e do Planejametno, Desenvolvimento e Gestão, vai inserir critérios de sustentabilidade nas compras de produtos de três setores industriais: papel e celulose (papel para cópia e impressão), limpeza (detergente) e móveis (divisórias de madeira) – em uma experiência piloto de compra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão é de que as compras sejam realizadas ainda este ano.

De olho nas oportunidades que a incorporação de aspectos de sustentabilidade nos processos de compras das organizações podem trazer para o Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está concluindo as adaptações na norma ISO 20400, que fornece diretrizes para compras sustentáveis. “Embora certificações desse tipo sejam voluntárias, elas estão sendo exigidas por consumidores e mercados”, destacou Shelley Carneiro, gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante reunião do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI ocorrida no último dia 30 de outubro, em Brasília.

O especialista da CNI Sérgio Monforte destacou que o enfoque em sustentabilidade tem o objetivo, por um lado, de melhorar as compras governamentais e, por outro, de modernizar os processos produtivos do parque industrial brasileiro. “No entanto, é importante a participação do setor industrial nesse processo de construção da política para que os parâmetros não sejam apenas com base em práticas internacionais, mas que contemple a realidade da indústria brasileira, sobretudo, de pequeno porte”, afirmou. Clique aqui para acessar íntegra de matéria sobre o assunto.

(Com informações da Agência CNI de Notícias)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
APEOP-SP
Sinduscom-VT
Sinduscon-CE
Sinduscon-Mossoró
ASBRACO
Sinduscon – CO
ADIT Brasil
Sinduscon-BC
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Brusque
SECONCI BRASIL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea