Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/11/2010

Ganhos com embalagens reutilizadas

CBIC Clipping

19/11/2010 :: Edição 011

Jornal Valor Econômico/BR|   19/11/2010

Ganhos com embalagens reutilizadas

Lei dos Resíduos Sólidos, que definiu a responsabilidade de cada setor na destinação pós-consumo das embalagens, também impulsionou a solução da DuPont para logística reversa. A produção de embalagens de defensivos agrícolas, que gera sobras de difícil compatibilização e reciclagem, encontrou no Fusabond a fórmula de junção de diferentes plásticos, conservando as propriedades originais. O reaproveitamento traz benefícios para o produtor das embalagens porque reduz os custos com matéria-prima virgem.

 "Outra vantagem é o ganho ambiental", diz Bruno Pimentel, especialista de marketing da DuPont. Segundo o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), o Brasil gera por dia 150 mil toneladas de lixo urbano. "O descarte das embalagens dos defensivos é um desafio para cada elo da cadeia, desde agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público."

 A criação do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), em 2002, que reúne produtores de defensivos agrícolas, foi também determinante para a recuperação do descarte. "No país inteiro há unidades preparadas para receber, inspecionar, compactar e despachar as embalagens pós-consumo ao destino final", diz Silvério Giesteira, gerente de marketing da DuPont.

 "A população rural e os agricultores passaram por campanhas de esclarecimento e recebem incentivos para retornar as embalagens usadas."

 A resina da DuPont transforma frascos usados em tubos flexíveis e rígidos para a construção civil. Parte dessa sucata é encaminhada também para a fabricação de embalagem de óleo automotivo que, depois de utilizados, são reciclados por meio do Jogue Limpo – programa de logística reversa de embalagens de lubrificantes. O fusabond é o elemento que compatibiliza todos os materiais que compõem embalagens.

 Quando o InpEV começou a operar, há oito anos, foram coletadas 3,8 mil toneladas de embalagens vazias. Em 2009, a coleta chegou a 27,8 mil toneladas; e a previsão é de 31 mil toneladas em 2010. Embalagens transformadas em matéria-prima para a produção de novos frascos representam uma economia de cerca de 380 mil barris de petróleo ou mais de 130 mil toneladas de emissão de CO2.

 Esses números, segundo a DuPont, representam 95% de recolhimento e transformam o Brasil em líder mundial no descarte correto, muito à frente dos EUA (20%), França (50%) e Canadá (75%). ( S. T.)

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-ES
Sinduscon – Norte
Sinduscon-TAP
APEMEC
SECOVI-GO
Ademi – GO
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-RIO
AELO
Sinduscon-SE
Sinduscon-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea