Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/07/2019

Fórum de Inovação na Construção reúne 17 startups no Rio Grande do Sul

Crédito: Josué Braun

Construtechs brasileiras, que prometem transformar a forma com que construímos, reformamos, compramos e vendemos terrenos e imóveis, marcaram presença no 2º Fórum da Inovação na Construção Civil, no último dia 4 de julho, na capital gaúcha.

O evento, criado com o objetivo de repensar a indústria de construção civil e estimular a visibilidade de iniciativas empreendedoras nesse segmento, reuniu cerca de 350 pessoas, entre empresários e acadêmicos, no Teatro da Unisinos, além de 15 palestrantes, como:

  • Saulo Suassuna Fernandes Filho, CEO e fundador da Molegolar (startup pernambucana de obras modulares flexíveis considerada o “lego da vida real”, permitindo que as plantas dos apartamentos sejam facilmente reconfiguradas)
  • Filipe Braga Ivo, diretor de Novos Negócios da Sunew (empresa brasileira líder mundial na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos)
  • Juan Carlos Germano, sócio-diretor da Pauluzzi, fabricantes de blocos cerâmicos, que lançou recentemente o aplicativo AUGE (tecnologia de realidade aumentada para a construção civil, que permite visualizar o projeto em 3D de qualquer lugar da obra).

Também foram apresentados cases de empresas como os da Andrade Gutierrez e da consultoria Porsche Consulting; e Ambar (única construtech listada entre as “100 Startups to Watch” de 2019).

A abertura do evento foi feita por Bernardo Etges, sócio da Climb Consulting, que enalteceu a importância da inovação na indústria da construção e de momentos de conexão entre os agentes deste mercado. Já o secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, lembrou que as empresas mais valiosas do mundo não possuem ativos físicos, mas sim intelectuais. Lamb apontou que a inovação gera riqueza e que ela deve ser central como alternativa de crescimento para cidades e organizações. Segundo o secretário, para isso, precisamos desenvolver os serviços de conectividade, de setores estratégicos da economia e fomentar o empreendedorismo intensivo em conhecimento.

Com o tema “Cases e tendências – Promovendo a Inovação no setor da Construção Civil”, o evento abriu espaço para que cinco startups apresentassem no palco seus projetos e então uma votação da plateia definiu a vencedora do pitch. A ConstructIn – aplicativo para acompanhar a evolução do seu projeto através de imagens em 360º que qualquer pessoa pode fazer na obra – foi a empresa mais votada e participará do batch da Okara Hub. Um dos primeiros espaços focados em aceleração de startups e inovação aberta no setor da construção civil, a Okara Hub fica em São Paulo e possui empresas mantenedoras que investem em inovação.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-GO
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – AL
Sinduscon-JF
Sinduscom-NH
Sinduscon-Pelotas
Sicepot-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea