Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/03/2011

Financiamento de longo prazo: reunião do Conselho ratifica importância do diálogo social

O subgrupo de Financiamento de Longo Prazo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República reuniu-se na semana passada, em São Paulo. 

Na ocasião, o diretor de Gestão de Riscos, Pesquisa, Acompanhamento Econômico e Planejamento do BNDES, João Carlos Ferraz, fez uma análise da conjuntura internacional e destacou a expectativa de crescimento da economia brasileira, ressaltando a necessidade de adequar as estruturas de financiamento de longo prazo, sobretudo no setor privado.

Para Ferraz, o CDES deve continuar fazendo propostas relacionadas à ampliação do crédito privado de longo prazo e, mais importante, monitorar o grau de implementação das medidas governamentais, com o intuito de ampliar a participação do setor privado.

Outra sugestão para o Conselho foi o mapeamento da experiência internacional no investimento de longo prazo, sobretudo de infraestrutura, para subsidiar as iniciativas brasileiras e o diálogo com o Governo e os bancos públicos e privados. Márcio Holland, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, também destacou o papel do financiamento de longo prazo – "um dos pilares" – para o desenvolvimento brasileiro e a necessidade de rápida expansão do crédito privado, enumerando desafios que devem ser enfrentados pelo Governo brasileiro.

Para Holland, a melhoria do sistema de crédito requer um acordo social para que os bancos direcionem recursos para o longo prazo e para que a sociedade aceite a reforma parcial do sistema previdenciário e tributário.

Ao encontro de argumentos de conselheiros presentes, Márcio Holland defendeu a ampliação do sistema de garantias para financiamento de investimentos e solicitou diálogo permanente entre o CDES e o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Governo para debater potenciais propostas.

Participaram da reunião, além de conselheiros do CDES,  o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, e o diretor de Gestão de Riscos, Pesquisa, Acompanhamento Econômico e Planejamento do BNDES, João Carlos Ferraz. Fonte: CDES.

Clique aqui para mais informações.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Ademi – AL
Ademi – SE
Sinduscon-JF
Sinduscon-GO
Sinduscon-PR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SP
Sinduscon-TAP
Sinduscon-RIO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea