Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/11/2010

Faculdade corporativa

CBIC Clipping

22/11/2010 :: Edição 012
Jornal Folha de S. Paulo/BR|   22/11/2010

Faculdade corporativa

Sindicatos e empresas criam escolas com o objetivo de qualificar melhor os engenheiros

  FABIANA REWALD

 A falta de engenheiros qualificados no Brasil não é novidade. Mas, após cerca de cinco anos de crescimento na demanda por esses profissionais, agora as empresas e as entidades de classe estão agindo por conta própria.

 O Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP prepara a criação de um instituto de ensino superior voltado para as necessidades da indústria, com cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado.

 "Não queremos competir com as universidades. A ideia é que a gente faça uma escola de inovação, com poucos alunos, mas com qualidade", diz Murilo Pinheiro, presidente do sindicato.

 No momento, é aguardada a aprovação do Ministério da Educação para que o instituto possa abrir, em 2012.

 Já um grupo formado por construtoras e incorporadoras se organiza para criar uma faculdade corporativa com cursos de curta duração.  O objetivo é complementar a formação que não é dada nas universidades, diz Carlos Alberto Borges, vice-presidente de tecnologia e qualidade do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

 O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) vai na mesma direção. Segundo o seu chefe de gabinete, Francisco Yutaka Kurimori, na sexta-feira, foi aprovada proposta que permite que o órgão firme convênios com entidades de classe para promover cursos de reciclagem.

 Nival Nunes de Almeida, presidente eleito da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, acha interessante que empresas e sindicatos estejam preocupados com a formação de profissionais. No entanto, ele acredita que o melhor é buscar parcerias com universidades.

 DO BANCO PARA A OBRA

 Foi o que a Camargo Corrêa fez no caso do engenheiro civil Marcelo Ishitani, 32.  Após trabalhar em bancos, ele sentiu necessidade de se atualizar quando voltou para o setor de infraestrutura da empresa -em que havia sido trainee, no início da carreira.  A firma lhe pagou, então, uma especialização em engenharia de túneis na Poli-USP.

 O diretor da faculdade, José Roberto Cardoso, confirma que a Poli é muito procurada por empresas para esse fim.  Casos como o de Ishitani, de profissionais que estavam no setor financeiro e agora retornam para a engenharia, vêm se tornando comuns.

 Quando Roni Katalan, 30, cursava engenharia, de 1998 a 2002, a construção civil ainda estava estagnada. Por isso, buscou a área financeira, em que se especializou.

 Em 2008, já sentindo uma melhora no mercado de engenharia, foi convidado para atuar na incorporadora de uma construtora, onde é supervisor de novos negócios.

 "Eu não entro muito na questão da obra. O cargo na incorporação é financeiro." É por isso que, no caso das construtoras que procuram engenheiros para funções estritamente técnicas, a dificuldade para contratar é maior.

 "O profissional que estava na área financeira não virá para a área técnica. Ele vai usar a sua experiência como gestor financeiro", diz Carlos Barbara, sócio-diretor da construtora Barbara.

 A saída, para ele, foi empregar profissionais sem muita experiência e contar com coordenadores para formá-los. "Montamos uma "escolinha" na construtora."

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 

"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-GO
Sicepot-RS
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Porto Velho
ADEMI-AM
Sinduscon-BC
Sinduscon-JP
ADEMI – BA
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-SP
Sinduscon-AL
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea