Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/09/2014

EUA e UFPB se unem para a construção de obras sustentáveis na Grande João Pessoa

"Cbic"
29/09/2014

Correio da Paraíba Online

EUA e UFPB se unem para a construção de obras sustentáveis na Grande João Pessoa

Contato entre estudantes do Brasil e dos Estados Unidos surgiu de um intercâmbio, que serviu para a união de ideia para a prática da solidariedade e das teorias em sala

Movidos pela solidariedade e pela vontade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, estudantes da Duke University, nos Estados Unidos, e da Universidade Federal da Paraíba, desenvolveram um projeto para a construção sustentável de cisternas na comunidade Santo Amaro, em Santa Rita, na Grande João Pessoa.

Leia mais Notícias no Portal Correio 

 O contato entre os estudantes americanos e brasileiros nasceu de um intercâmbio realizado em 2012, pela então aluna de Engenharia Civil da UFPB, Helen Ramalho, que na Carolina do Norte teve contato com o projeto social Duke Engineers for International Development (DEID) ou Engenheiros da Duke pelo Desenvolvimento Internacional.

O projeto, que já é um sucesso em outros países como Ruanda e Colômbia, veio ao Brasil após o amadurecimento da ideia entre os estudantes e os dois professores brasileiros Normando Perazzo e Ulisses Bezerra, que orientam o grupo, que construiu estruturas para captação de água da chuva para abastecer três banheiros de três casas da comunidade Santo Amaro. Tanto o projeto quanto a execução da obra foram feitos pelos estudantes brasileiros e americanos entre julho e agosto deste ano.

Um dos estudantes que estão à frente da parceria e que participou da construção das estruturas, Márcio Gonçalves, ressaltou a importância do projeto na melhoria das condições de abastecimento de água nas casas da comunidade de maneira sustentável.

O nosso objetivo é atuar na comunidade, visando desenvolvimento social e sustentável, melhorar a realidade do pessoal da comunidade, como problemas de estrutura e captação de água das chuvas pelos tanques, uma vez que o abastecimento no local é precário, muitas vezes a água só chega à noite, disse ele.

Assim como nos outros países, no Brasil o projeto em parceria com estudantes brasileiros deu muito certo e o convívio com a comunidade fez nascer mais uma missão. Os estudantes estão agora apoiando a ONG Casa dos Sonhos, que há 10 anos desenvolve atividades culturais como música, dança, balé, informática, oficina de circo e reforço escolar para 110 crianças da comunidade.

O objetivo agora é que em maio do próximo ano, mais estudantes americanos venham novamente à Paraíba para unir esforços com os brasileiros e construam juntos uma biblioteca e uma brinquedoteca, que servirão para toda a comunidade e deverão ser construídas com tijolos ecológicos.

Outra meta que está nos planos dos estudantes é a construção de seis casas populares, sendo três delas totalmente sustentáveis. Alguns jovens da comunidade já estão passando por capacitação para a construção dos blocos compactos de barro, que proporcionam um menor gasto de cimento, cerca de 5% no total.

Para a fabricação dos tijolos, que é o primeiro passo para fazer com que os objetivos do grupo saiam do papel, a ONG está vendendo cartões artesanais feitos pelos próprios jovens, mas mesmo assim são necessárias doações, uma vez que se espera que o gasto com os materiais para fazer os blocos seja de cerca de R$ 16 mil.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon-RO
Sinduscon-SF
Sinduscon-PE
ADIT Brasil
Sinduscon-BA
Ademi – MA
Sinduscon-PA
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Mossoró
ASEOPP
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea