Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/08/2014

Estudo "Brasil mais eficiente, país mais justo" da CBIC propõe novas práticas para o setor da construção

"Cbic"
25/08/2014

Portal PINIweb

Estudo "Brasil mais eficiente, país mais justo" da CBIC propõe novas práticas para o setor da construção

Estudo "Brasil mais eficiente, país mais justo" da CBIC propõe novas práticas para o setor da construção

Documento que discute mercado imobiliário, infraestrutura, inovação tecnológica, melhores empregos e sustentabilidade servirá como diretriz para a entidade. Veja propostas

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou na última terça-feira (19) o estudo "Brasil mais eficiente, país mais justo", que discute ações sobre os temas mercado imobiliário, infraestrutura, inovação tecnológica, melhores empregos e sustentabilidade. O documento de 60 páginas também deve servir como diretriz para a entidade.

Como melhorias para a infraestrutura urbana, o estudo sugere ações como a realização de planejamento do zoneamento, integrando políticas de habitação, saneamento e mobilidade urbana; adaptação da legislação relacionada à revitalização de centros urbanos para aumentar a viabilidade de ocupações dessas regiões; e a formulação de parcerias com o setor privado para investimentos em mobilidade urbana.

Em relação ao mercado imobiliário brasileiro, a entidade sugere a criação de mecanismos que garantam a perenidade de programas de habitação, como o federal Minha Casa, Minha Vida; a implantação de melhorias de processos de cartórios e prefeituras para reduzir custos burocráticos; e a ampliação do trabalho social nos programas de redução de déficit habitacional.

Para a criação de melhores empregos, a sugestão da entidade é que sejam modernizadas as relações de trabalho com foco no aumento da produtividade; adequada a legislação de cotas para jovens aprendizes e deficientes no setor da construção civil; e definidas com mais clareza as características que configurem trabalho análogo ao escravo.

Já para o tema inovação tecnológica, a CBIC propõe a criação de um Fundo Setorial de Ciência e Tecnologia específico para a construção; o incentivo à tecnologia do Building Information Modeling (BIM); e a monitoração da qualidade de obras públicas para promover a premiação das que apresentarem melhor desempenho.

Por fim, para incentivar práticas sustentáveis na construção civil, a entidade propõe a consolidação da legislação ambiental por meio de diretrizes nacionais; a criação de política para compras públicas sustentáveis; e o incentivo à produção individual de energias renováveis.

Para acessar o estudo na íntegra, clique aqui.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PLA
Sinduscon-AC
Sinduscon-MT
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Costa de Esmeralda
SECOVI-SP
Sinduscon-BA
Sinduscon-AM
Sinduscon-Oeste/PR
SINDUSCON – SUL
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea