Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/12/2020

Entrevista – Construção rápida garante assertividade no prazo e custo final do empreendimento

Uma das inovações do 23º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 3º lugar na Categoria Sistemas Construtivos, é o projeto ‘Construção Rígida’, da Construtora BS.

Para que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre as inovações premiadas e examinar suas potencialidades, a partir desta quinta-feira (17) a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC divulgará semanalmente entrevistas com os representantes dos projetos vencedores desta edição.

O primeiro entrevistado foi Tiago Henrique Stangherlin, sócio-proprietário da empresa.

Em entrevista exclusiva ao CBIC Hoje+, Stangherlin abordou os desafios de inovar no setor da construção e no país, bem como destacou as motivações e os benefícios ligados à inovação.

Confira, com exclusividade, a íntegra a seguir:

CBIC Hoje+: Qual o principal benefício da inovação para a indústria da construção?

Tiago Henrique Stangherlin: O que consideramos como principal benefício é a assertividade e segurança com relação ao prazo e custo final do empreendimento, sem prejudicar a escalabilidade e a aplicação da inovação em todo território nacional. Enfatizando que esses benefícios são alcançados com o mesmo custo de uma obra convencional, sendo possível aplicar inclusive em produtos enquadrados nos programas habitacionais do governo federal.

Além de outros benefícios como agilidade de construção, padronização dos processos, redução de desperdícios, retrabalhos e patologias, construção mais segura, limpa, organizada e com menor impacto a vizinhança, qualidade e durabilidade do produto final.

C.H.+: Qual foi a principal motivação em desenvolver seu projeto?

T.H.S.: Nossa principal motivação foi o fato de enxergar o Brasil como um país que constrói de forma arcaica, assim como em países subdesenvolvidos. Nosso foco era parar de empilhar pedras, precisávamos parar de construir de forma manufaturada e acabar com o desperdício de materiais e recursos. E principalmente acabar com os desvios de prazos e custos e tornar a construção brasileira de fato indústria. Criar no Brasil esse ambiente disruptivo com relação aos métodos “convencionais” de construção, mostrando que sim é possível tornar a construção civil igual a um parque industrial.

C.H.+: Como você enxerga o futuro da sua inovação na indústria da construção?

T.H.S.: Muito promissora. Temos a expectativa de transformar a cadeia produtiva da construção, tornando o sistema atrativo de investimentos, tanto na área residencial quanto na área comercial e hoteleira. Esse cenário exige uma resposta rápida, sem onerar o produto final, e nossa inovação traz esta possibilidade. Além de com o aumento da produtividade atender a demanda brasileira.

C.H.+: Qual o maior desafio para inovar de forma sustentável na indústria da construção no Brasil? T.H.S.: Primeiramente os custos relacionados ao desenvolvimento de métodos inovadores e também a resistência do setor em aceitar as mudanças de inovações propostas.

C.H.+: Para você, o que significa receber o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade?

T.H.S.: Significa o reconhecimento nacional e a concretização de um sonho. É uma grande honra, podermos receber essa chancela da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, reconhecendo nosso sistema construtivo como Inovador e Sustentável, sem dúvida é uma grande porta que se abre para difundirmos o sistema e podermos atrair o maior número de empreendedores para a Nova Indústria da Construção Brasileira. É apontando para o futuro que temos como missão transformar a impactar a construção, trazendo para a sociedade brasileira o grande benefício de ter acesso a uma moradia mais rápida, mais barata e melhor.

Lembramos que a cerimônia de premiação, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, está disponível no Canal da CBIC no YouTube e na plataforma do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).

A 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade integra o projeto “Inovação e Tecnologia”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comat, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PE
Sinduscon-RR
Sinduscon-AM
Sinduscon-JP
Sinduscon-PE
Sinduscon-TO
Sinduscon-GO
Sinduscom-VT
Sinduscon – Norte
Sinduscon-MT
Sinduscon – CO
Sinduscon-Norte/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea