Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/10/2021

Encontro Nacional da Construção reúne governo e iniciativa privada em debates do setor

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), de 18 a 21 de outubro, de forma gratuita e virtual. Importante fórum de debates dos temas do setor, o encontro traz nomes como o do ministro da Economia Paulo Guedes e do economista Eduardo Giannetti.

O 93º Enic acontece em um importante momento para o setor, que tem demonstrado grande capacidade de recuperação e impulsionado a geração de empregos e a economia do país. Prova disso é a expectativa de que a construção cresça 4% no ano, o que seria o maior crescimento desde 2013. De janeiro a agosto deste ano o setor foi responsável pela criação de quase 238 mil novos postos de trabalho formais, segundo o Caged. Nos últimos 12 meses o segmento abriu 1.138 novos postos de trabalho com carteira assinada por dia útil.

Demanda por imóveis, taxas e juros e crédito

Contudo, o setor tem enfrentado uma série de dificuldades como aumento e desabastecimento dos insumos. O presidente da entidade, José Carlos Martins, destacou que a estratégia da construção para enfrentar a falta de matéria-prima e o alto custo será um choque de oferta por meio da importação de produtos. Ele também ressalta que a demanda por imóveis, as baixas taxas de juros e a alta do crédito imobiliário devem continuar até o próximo ano.

Esses temas serão discutidos nos mais de 20 painéis do evento, que também debaterão proposta de melhorias na formação dos engenheiros, os vícios construtivos, que tem gerado uma verdadeira industrial indenizatória, além de uma série de inovações do setor. O impacto da crise energética no país, habitação de interesse social, digitalização das empresas e a aplicação de estratégias de ESG serão outros temas abordados no Enic.

Ministros convidados

Representantes do governo, do Poder Legislativo e de instituições vão debater com especialistas nos painéis do Enic. Autoridades como o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, são presenças confirmadas nos quatro dias de encontro.

Segundo Martins, o evento deste ano será ainda mais moderno, com mais conteúdo e acessibilidade em uma nova plataforma. “A edição é totalmente gratuita. É o Enic na palma da sua mão, na tela do celular. Teremos temas atuais, disruptivos e tudo aquilo que empresas e profissionais precisam tanto para seu planejamento como para seu dia a dia. Não perca!”, enfatizou.

Acesse o site do evento e confira a programação em: https://cbic.org.br/enic/

Inscrições em: cbic.org.br/enic

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDICIG
Sinduscon-Pelotas
FENAPC
Sinduscon-RR
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-GO
Sinduscon-RN
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SM
Sinduscon-BNU
Ademi – PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea