Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/11/2018

Empresas definem os objetivos estratégicos para a implantação do BIM no projeto BIM Colaborativo

Doze empresas participaram segunda (19) e terça-feira (20) da fase de entrevistas do projeto BIM Colaborativo, ação contida no projeto Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, iniciativa da CBIC com o SENAI Nacional.

Os encontros aconteceram na sede do Sindicato das Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). A iniciativa visa viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano de empresas e profissionais do setor de construção civil, de forma inovadora. O projeto piloto está em andamento no Distrito Federal e após validação da metodologia será programado em outras regiões do país.

A primeira etapa do projeto, denominada “Worskhop BIM”, aconteceu em outubro e contou com um intenso trabalho de alinhamento conceitual com duração de 16 horas. Posteriormente, foi aplicado um questionário online, com o objetivo de mapear a realidade das construtoras e analisar como os processos BIM pode ser integrados da melhor forma.

Nesta semana, as empresas passaram por reuniões individuais com consultores para alinhar o entendimento de cada empresa, seus objetivos e informações pertinentes para viabilizar uma melhor implementação da inovação. Segundo o consultor BIM da CBIC que está coordenando a iniciativa, Rogério Suzuki, a agenda foi muito produtiva. “Deu para ver que a iniciativa é muito oportuna. Muitas empresas nunca tinham tido acesso a essas ferramentas estratégicas e estão sentindo a necessidade de passar por uma transformação para se adequar ao mercado devido ao BIM”, diz.

A próxima etapa será realizada de 12 a 14 de dezembro, e as empresas terão contato direto com os principais fornecedores de soluções BIM do mercado nacional (AltoQI, Autodesk, Bentley, Cadtec/Solibri/Vectoworks, Graphisoft e TQS) para conhecerem cada proposta e iniciar o processo de seleção de ferramentas para serem utilizadas na etapa do Projeto Piloto – fase operacional onde será desenvolvido um projeto para aplicar o conhecimento adquirido durante o projeto e permitir a percepção real dos processos envolvendo BIM.

O projeto piloto é uma parceria entre a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, o Senai Nacional, o Sinduscon-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASBRACO
Sindicopes
Sicepot-RS
Sinduscon – CO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Aconvap
SINDUSCON SUL CATARINENSE
ASSECOB
Sinduson – GV
Sinduscon-RIO
SECOVI- PB
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea