Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/02/2015

Em posse na Caixa, Belchior não afasta possibilidade de abrir capital

"Cbic"
24/02/2015

Portal G1 – 23 de fevereiro

Em posse na Caixa, Belchior não afasta possibilidade de abrir capital

'Nenhuma medida será tomada sem antes fazer um estudo de viabilidade'.

Nova presidente da Caixa diz que missão é melhorar os serviços do banco.

Alexandro MartelloDo G1, em Brasília

A nova presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, não descartou a possibilidade de abrir o capital da instituição financeira, conforme sinalizado pela presidente Dilma Rousseff no fim do ano passado. A abertura de capital significa a negociação de ações da empresa da Bolsa de Valores.

Questionada pelos jornalistas sobre o assunto, ao fim da cerimônia de posse, ela declarou: "a Caixa tem especifidades muito grandes que precisam ser consideradas para tomar qualquer medida".

Acrescentou ainda que "nenhuma medida será tomada nessa direção sem antes fazer um mínimo estudo de viabilidade, que não existe até hoje". "Não temos como adiantar questões em relação a isso enquanto não houver uma análise mais aprofundada, que não está sendo feita", afirmou a ex-ministra do Planejamento.

Manifestações

Durante a cerimônia de posse de Miriam Belchior na Caixa Econômica Federal, que começou com uma hora de atraso, houve manifestações contra a possibilidade de abertura de capital da instituição financeira.

Cerca de 30 representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) levaram cartazes e entoaram cânticos contra a “privatização” do banco público. “Não, não, não, à privatização. Da Caixa Econômica eu não abro mão”.

Discurso com emoção

A nova presidente da Caixa Econômica Federal afirmou ainda que sua missão à frente do maior banco totalmente público da América Latina é sustentar o patamar em que a instituição chegou."

Também é minha agenda melhorar ainda mais o desempenho da Caixa, em especial serviços prestados. Garantir que a Caixa continue a garantir que a caixa seja uma instituição para milhões e milhões de brasileiros", declarou ela.

Durante seu discurso, Miriam Belchior se emocionou e, com voz embargada, chegou a chorar. "Sou Maria manteiga", brincou. Na cerimônia, ela afirmou também que a Caixa personifica os sonhos da população, como a casa própria e da expansão de empresas.

"Ao garantir a disponibilização de crédito acessível para pessoas e empresas, e atuar como parceiro estratégico, a Caixa ajudou a proteger o Brasil da crise financeira internacional. A Caixa enxergou na crise opção de ganhar mercado e buscou sempre assegurar rentabilidade e desempenho econômico e financeiro. Ampliou crédito, alcançando 20% do mercado e, com isso, antecipou meta fixada para 2022", afirmou ela.

Ela disse ainda que, como presidente da Caixa, firma o compromisso de mantê-la uma instituição de "direito de ter direito, reafirmando a compatibilidade de atuação social e de mercado".

Competitividade com redução das desigualdades

"Aprimorando desempenho e elevando a qualidade dos serviços prestados. Acredito que a Caixa está comprometida com a nova etapa de mudanças do país. Ela conjuga investimentos necessários para aumentar competitividade com redução das desigualdades sociais", disse Belchior.

Ela declarou que será necessário "trabalhar arduamente" para alcançar a meta fazer mais tres milhões de moradias no Minha Casa Minha Vida – na terceira etapa do programa. "A Caixa deverá ter participação destacada em investimentos de infraestrutura e logística. Em expansão da infraestrutura urbana de transporte coletivo por todo brasil, que considero um dos mais sérios problemas das grandes cidades", concluiu.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal, instituição financeira 100% pública, foi fundada em 1861. É o maior banco totalmente público da América Latina.

Além de ser o principal financiador da casa própria no Brasil, com com participação de mercado próxima de 70%, o banco também é responsável pela operacionalização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego.

A Caixa também é responsável pelo Bolsa Família, pelo FIES e pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida – que concede subsídios para a população de baixa renda.

Recentemente, a Caixa Econômica Federal, sob orientação do governo, aumentou as taxas de juros do financiamento imobiliário. A instituição informou que a alteração se deve ao aumento da taxa básica de juros, que hoje é de 12,25% ao ano.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-GO
Sinduscon-Brusque
Ademi – RJ
Sinduscon-CE
Sinduscon-AP
Sinduscon-JP
Sinduscon – CO
SECOVI-SP
Sinduscon-SF
Sinduscon-SM
Ademi – AL
ASSECOB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea